quarta-feira, 20 de julho de 2011

HUNG BAO 紅包 (“Envelope Vermelho”)
“A tradição do envelope vermelho”






Dentre as inúmeras tradições que envolvem a cultura chinesa, o oferecimento do Hung Bao, é claramente, uma das mais significativas na relação Mestre e Discípulo em uma família Kung Fu, no entanto esta tradição não é somente usada dentro do ambiente marcial, mas também em ocasiões especiais, tais como, aniversario, casamento, ano novo, inaugurações e por gratidão.
A tradição do Hung Bao vem de uma lenda antiga, na qual uma Deusa, no fim de sua peregrinação pela Terra, resolveu agradecer ao DEUS superior por tudo o que vivenciou e aprendeu em sua estadia, por não encontrar algo que pudesse dar em troca de mesma proporção do que tinha adquirido, colocou seu próprio coração dentro de um envelope vermelho e o ofertou ao DEUS superior.


 O famoso Envelope Vermelho, Hung Bao!


Segundo o que aprendi com meu Shifu Peterson, Hung Bao, significa “Envolver Vermelho”, na China a cor vermelha significa amor, energia expansiva, prosperidade, e o envolver neste caso significam a doação no sentido de respeito e fidelidade, ou seja, laço de respeito! Com isso a idéia do Hung Bao enquanto mensagem é a doação no sentido de gratificação, prosperidade, parabenizarão e laço de respeito e fidelidade.

HUNG = VERMELHO
BAO = Envolver (Assim como no Siu Nin Tau, temos BAO SAUU)

Meu aluno Michel, executando Siu Nin Tau, na sequencia, Tok Sau e Jaat Sau, na transição desses movimentos existe o Bao Sau

A tradução de “envelope vermelho” como é utilizada, também esta correta neste caso, segundo o Shifu Peterson, o que é indispensável, é que o sentimento real, e significado do Hung Bao sejam entendidos acima de tudo,

Seqüência de Mestres e Discípulos, por favor evitem comparações nas duas ultimas figuras!


não somente uma tradição, que esta inerente porque sempre foi feito assim, mas que seja algo de bom grado, em nossa Escola de Wing Chun, o Hung Bao não é obrigatório, justamente por essa alusão, de que o aluno deve ofertar o Hung Bao de bom grado, sem que haja um alerta, ou ocasião determinada, geralmente quando o aluno passa para a condição de discípulo em sua cerimônia “Bai Si” (Veremos nas próximas matérias), acaba fazendo o Hung Bao de forma espontânea, porem não é algo obrigatório, não há data cravada para que o Hung Bao seja ofertado!

Erroneamente alguns praticantes confundem o Hung Bao como forma de pagamento de sua mensalidade ou como um gesto de gentileza, O hung bao não tem ligação com a mensalidade, por ser algo á parte, sendo que a mensalidade é paga separadamente por todos os alunos, sendo esta uma forma de visar a manutenção do espaço e remuneração de quem ali ensina, o Hung Bao também não é uma gentileza, pois simboliza a gratidão do conhecimento adquirido por quem o ensina, o que o torna distante de ser uma gentileza, podemos dizer que é um ato de quem aprende de manter um vinculo tradicional, com a arte e seu Mestre.


A Oferta do Hung Bao é feita da seguinte forma, o praticante deve utilizar um papel vermelho que sirva de envelope, deve conter o nome de quem ofertou, e para quem será ofertado, dentro do envelope deve ter uma mensagem escrita em dourado, com a intenção que deseja que se inicie e concretize com o dinheiro que deve ser depositado dentro do Hung Bao, a quantia á ser depositada dentro do envelope é algo pessoal, deve ser uma quantia que faça diferença no bolso, mas que não prejudique á quem ofertou, valores terminados em “4”, não deve ser depositados, pois este o ideograma, se parecem com a palavra “morte”, de curiosidade, na China muitos prédios não tem os andares que terminem com o numero 4, o mesmo para números de telefones celulares que terminam em 4 ou tem repetições desse numero, são mais baratos e muito utilizados por estrangeiros, do outro lado, o numero 8 é muito bem vindo, por seu ideograma se parece com “prosperidade”!


Hung Bao sendo preparado.


A cor dourada é indispensável na escrita da mensagem no Hung bao, pois esta simboliza a nobreza para os chineses, a cor dourada é a mais nobre em sua cultura, para se ter noção, em tempos antigos, somente membros da Família Imperial ou que tivessem autorização poderiam utilizar esta cor, o uso do dinheiro também é indispensável, não pode ser utilizada outra forma de oferta senão o dinheiro, dentro do Hung Bao, o motivo disso é que na tradição chinesa este elemento que representa a energia que propulsionará a mensagem escrita, seguindo a linha de raciocínio, o dinheiro é algo adquirido com muito esforço, varias vezes deixamos de fazer coisas que gostamos, para poder adquirir dinheiro para sobrevivermos e obtermos bens, podemos até brincar com a regra de Custo de Oportunidade. Sendo assim o dinheiro, tem um valor sentimental muito grande, alem do esforço obviamente que é necessária para conquistá-lo, a oferta do Hung Bao demonstra isso, o laço de fidelidade e respeito com quem você gosta, sua intenção e gratidão que algo desejado possa ser realizado.

         Outro fato importante sobre o Hung Bao, é que segundo a tradição, deve ser entregue com as duas mãos á pessoa que vai ser oferecido, mostrando assim que esta sendo dado de coração e com sentimento de respeito e fidelidade.


Na falta de uma boa imagem, precisei "roubar" uma imagem no blog do meu amigo Thiago Pereira do Clã Moy Yat Ving Tsun! Não deixem de conferir o Blog Do Pereira!

 
Para algumas pessoas o uso do Hung Bao não é bem aceito, às vezes por não conseguirem abrir a mente para uma cultura diferente, ou por serem mesquinhos, á ponto de não querer doar valor á mais do que paga por sua mensalidade, geralmente são as mesmas pessoas que querem escolher qual técnica irão treinar, e que de um dia para outro sem mais nem menos, abandonam a escola, são as mesmas pessoas que conseguem criticar o erro do próximo, mas são incapazes de enxergar os próprios erros.
Por mais uma vez encerro o post, com uma frase que meu Shifu, varias vezes repete, e que eu reproduzo da maneira que replico á meus alunos:
“Quando menos você doa, menos você recebe não se apegue á bens, sentimentos, tudo esta em mudança, não culpe e aponte erros alheios senão for fazer nada para melhorar, não espere que situações ruins se tornem boas se você não fizer uma mudança radical dentro de si mesmo, tudo que temos é conseqüência do que plantamos e tudo que teremos é conseqüência do que plantamos hoje!”


Alguns alunos da Familia Wing Chun Fât Cheong do Núcleo de São Roque!


Agradeço á todos os leitores, alunos e futuros alunos, até o próximo post!

Grande abraço,

Sihing Carlos Minoru

10 comentários:

  1. Só precisamos lembrar de não presenteá-lo com uma faca! rs
    Wing Chun é mesmo fascinante, sempre aprendemos algo novo e será um eterno e prazeroso aprendizado.
    Mas, sihing Minoru tem duas fotos repetidas ali na sequencia de Mestres e Discípulos! hehe #nãomebateeee kkk

    ResponderExcluir
  2. Comecei ontem a treinar com o Sihing Minoru (volgo Carlão =DD)
    Gostei muito do treino, ele explica o porque das coisas sem deixar lacunas, muito bom(y)
    Sobre o post, achei interessante o modo de se mostrar grato a alguém ajudando-a e recompensando-a por aquilo que nos ensina ou dá.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom conhecer mais sobre a cultura chinesa, a cada post um assunto novo e interessante.
    O legal é que ouvimos sobre os assuntos nos treinos e depois eles são postados aqui com todos os detalhes, esclarecendo qualquer dúvida.
    Parabéns, continue assim Sihing.

    ResponderExcluir
  4. tony jaa em espanhol21 de julho de 2011 às 15:12

    Esse minoru é uma figura muito boa gente, sem falar q muito fera no wing Chun quero um dia ser tão bom quanto Ele, Sharingan XD em Espanhol

    ResponderExcluir
  5. Grazi nao pode dar qualquer objeto cortante ao Shifu, mas isso vou explicar melhor em outros posts! eheheh

    Obrigado pelo comentario Otavio e bem vindo á nossa Escola!

    Obrigado Bruno e Barnes vulgo Tony Jaa tambem!

    Umabraço

    ResponderExcluir
  6. oi nei
    hauauhaa
    .
    Parabéns, Minoru
    Muito bom o Blog, continue postando sobre a nossa familia e a cultura
    .

    choi
    umabraço

    ResponderExcluir
  7. Parabéns por mais essa postagem esclarecedora! Sihing Carlos é um exemplo de dedicação a arte marcial, espero chegar pelo menos na metade do seu nível, grande abraço, choi!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Eder, espero ajudar todos os praticantes de Wing Chun com o Blog, muito grato pela admiração e tenho certeza que você realizará todos seus objetivos!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Olá,meu boa moita a todos amigos praticantes de wing chun,meu nome e Alexandre resido em campinas e prático wing chun em Itu com o shifhou Peterson.
    Quero elogiar meu querido amigo Minoru pelo seu excelente trabalho e por ser um excelente professor em wing chun e por esse motivo tem o meu respeito.....parabenizo também seus alunos pelo excelente desenvolvimento e fluidez,a verdadeira consciência das artes marciais esta na quilo que somos.
    Parabéns meu amigo Minoru Watanabe,você tem meu sincero respeito.

    Grande abraço.

    Alexandre Zen.

    ResponderExcluir
  10. Instrutivo e esclarecedor, tradições nos levam a essência, essência nos leva a perfeição.

    ResponderExcluir