quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Wing Chun Fât Cheong





Sobre o líder da escola em São Roque


O Sihing (irmão mais velho/Instrutor) Carlos Minoru Watanabe, nascido e radicado na cidade de São Roque interior de São Paulo, é de origem nipônica, desde sua infância teve contato com as artes marciais, seus primos praticantes de Karate, Judô e Kendo o mostraram os primeiros passos, mas foi com o seu padrinho Claudio Kimio Watanabe que o influenciou a trilhar o caminho do Kung Fu!

“Quando éramos crianças, ao invés de jogar futebol, ficávamos brincando de luta, para terror das nossas mães!” (lembra o Sihing Carlos Minoru).

Apesar de ter tido influencia de seu padrinho quando criança, somente em 2003 aos 13 anos Sihing Carlos começou a praticar o Kung Fu, no estilo Wing Chun na cidade de São Roque no Instituto Ving Tsun Kuen, liderado pelo Sifu Celso Grande e Sihing Robson Prudente, no auge da adolescência o Sihing Carlos era dono de um temperamento muito difícil e não era difícil o encontrar em alguma confusão, a pratica do Wing Chun mudou totalmente este contexto, confome o próprio Sihing Carlos costuma dizer:

“O antídoto para curar o veneno de uma picada cobra é oriundo do próprio veneno, ao praticar Wing Chun meus pais temiam que meus problemas aumentassem porem desde que comecei a praticar o Wing Chun graças a DEUS nunca mais me envolvi em brigas”

No ano de 2006 Sihing Carlos Minoru, foi intitulado Monitor do Instituto Ving Tsun Kuen, aonde passou a coordenar grupos de treino, neste mesmo ano conheceu a mundialmente conhecida Moy Yat Ving Tsun e seu líder no Brasil, Sr. Léo Imamura!
Em 2007 por motivos pessoais deixou o Instituto Ving Tsun Kuen , sem ter quem o orientasse na evolução técnica, passou a praticar combates com colegas de escola praticantes de outras artes marciais e que havia conhecido á fim de testar sua técnica.

“Quando deixei o Wing Chun pensei que seria fácil me adaptar a ficar sem treinar, porem foi totalmente ao contrario, por não ter um orientador me vi obrigado a praticar combates para fazer manutenção da minha técnica, porem eu precisava evoluir e melhorar minhas habilidades e sem um orientador estava sendo impossível, decidi aprender ensinando”

Com isso em 2008 Sihing Carlos Minoru, começou a ensinar o seu insight do Wing Chun á um grupo fechado na garagem de sua casa, apesar de ter conseguido entender algumas coisas de forma mais clara, a ausência de um Mestre não permitia evolução, e a partir desse momento o Fât Cheong Wing Chun começava a aparecer na vida, em suas pesquisas de escolas que se adequassem ao que buscava, o Sihing Carlos Minoru conheceu o Sifu (Mestre/Pai) Peterson Menezes, aonde por meses trocaram e-mails, ligações, até que um dia a visita a Escola Fât Cheong em Itu interior Paulista foi agendada!

“Lembro que combinei de chegar na escola as 14:00, cheguei em frente á escola as 13:40, pra surpreender o Sifu com minha pontualidade resolvi esperar no carro até dar o horário, quando fui apertar a campainha ele apareceu antes e falou, esperou até as 14:00 para me chamar? Eu falei sim, como sabe? Eu estava te vendo pela câmera !” (Recorda Sihing Carlos Minoru rindo do fato).

Sifu Peterson Menezes recebeu muito bem seu futuro discípulo, conversaram sobre as linhagens, sobe o intuito do futuro aluno com o Wing Chun, explicou o conteúdo historico da Família Fat Cheong, demonstrou documentos assinados pelo Sigung (Avo/Mestre do Mestre), e algumas técnicas peculiares do sistema Fat Cheong Wing Chun, o convidando para uma demonstração á qual o Sihing Carlos Minoru se lembra muito bem.

“Ele (Sifu Peterson Menezes) pediu para que o atacasse que iria fazer um bloqueio e me pediu para colocar protetor nos braços, na hora eu ri e disse que não precisava, porem ele insistiu, o ataquei tentando acertar e quando ele bloqueou, eu sorri e disse, Graças a DEUS estava com o protetor senão meu braço estaria trincado no mínimo”

No mesmo ano (2008) Sihing Carlos matriculou-se na Escola Fat Cheong, por ter uma base da outra escola a adaptação não foi tão difícil e  4 meses depois do inicio do seu treinamento fez a passagem de primeiro para segundo nível da escola (total 6 niveis), em 2009 após 6 meses de treino fez o Bai Si (cerimônia do discípulo), passando para o 3 nível da escola Fat Cheong e se tornando o mais jovem e em menor tempo de treino, considerado Sihing da escola Fat Cheong Wing Chun, obtendo seu nome em chinês na família Fat Cheong como Wong Kah Lou.

Em 2010 os treinos continuaram em um ritmo intenso, e um grande desafio surgia, por insistência do amigo e hoje aluno Waldemar Martins da Silva (Carlinhos), Sihing Carlos Minoru começou a ministrar aulas na academia Mazzé.

“Foi engraçado, ele (Carlinhos), ficava me pedindo para ensinar, e eu brinquei, fale com a dona da academia e arrume mais 2 que eu ensino, no outro dia ele falou, Carlos é só você combinar os horários e valor com a Mazzé, gente pra participar do treino eu arrumo, esta tudo certo, agora você me ensina?” Sihing Carlos Minoru sobre a abordagem do aluno Waldemar.

Sifu Peterson Menezes aprovou de cara a idéia que o Sihing Carlos ensinasse em São Roque, tanto que sempre que possível nos da o ar da graça e apareça para fazer seminários, demonstra muita confiança e satisfação no trabalho que seu discípulo vem fazendo.

“Ele (Sihing Carlos Minoru), tem grande potencial, aprende tudo muito rápido, e tem chances de aprender tudo que eu sei, alem disso apesar de ser jovem tem a cabeça madura, é um rapaz muito responsável e tem a habilidade de ensinar” (Sifu Peterson Menezes.)

O que parecia um desafio e algo momentâneo, hoje é real e motivo de orgulho para o Sihing Carlos Minoru ale disso pretende continuar o trabalho que vem sendo feito e futuramente abrir uma escola tradicional assim como do seu Mestre na região de São Roque.

“Eu sempre tive prazer em ensinar, e dessa vez é mais do que prazer, meu alunos são meus orgulho, pra mim é uma honra ensinar um senhor que passou dos 40 anos, é legal saber que apesar dos meus 21 anos posso ensinar algo bom a alguém mais experiente de vida que eu, e eu aprendo com isso também, me orgulho também por alunos que valem ‘ouro’, que se dedicam e se preocupam com a escola seja direta ou indiretamente, chega a arrepiar ver a dedicação de alguns em manter a escola ativa e sempre evoluindo”. (Palavras do Sihing Carlos Minoru).


Conheça nossa escola e nosso método, faça uma aula gratuita e se integre á pratica marcial, cultural e filosófica que é o Wing Chun Fât Cheong!


“Uma arte marcial não é somente uma luta, serve também como auto conhecimento”



Associação Wing Chun Fat Cheong São Roque

Você encontra na Academia Mazzé: Academia Mazzé

Endereço: Rua Barão de Piratininga, 107, Centro - São Roque
Telefone: (11) 4712-7011
                 (11) 9728-7520
Ou pelos e-mails:
   carlosminoru_watanabe@hotmail.com


Horários de treino:
Terças e Quintas feiras: 18:00 ás 19:00
Sábado: 09:00 ás 11:00

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Minoru

    As postagens estão muito bem escritas,
    desejo que você cresça em todos os aspectos importantes da vida que você quiser.

    "A árvore não crescerá mais rápido se você puxa-lá para cima"

    Grande abraço

    ResponderExcluir