Kwen Kuits, os ditados marciais do Wing Chun.
“Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.
“Pau que nasce torto morre torto”
“Kune Yao San Faat” ( Mais, hein?)
Certamente os dois primeiros ditados populares você já deve ter ouvido, principalmente quando se é criança e te ensinam na escola, ou então os pais acabam te falando para te deixar confuso, repreender ou para “fixar” em sua mente uma frase que tem uma rima agradável de pronunciar e brincar.
O intuito dos ditados populares é de expressar casos do dia-dia por meio de metáforas, situações, indivíduos, expressões que tenham uma pronuncia fácil e agradável de decorar, por exemplo, uma situação complicada aonde o obstáculo de superação é relativamente grande e forte se comparado as ferramentas disponíveis para resolução podemos muito bem recordar e utilizar o ditado: “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, ou seja, persistir, deixar fluir e se adaptar a situação pode trazer a solução do problema em questão.
Mas o que aquele palavrão ali em cima (Kune Yao San Faat) significa e o que ele tem á ver com o Wing Chun?
Em algumas famílias de Wing Chun são utilizados os Kwen Kuits! (Quem o quê?)
Kwen Kuits são os ditados marciais presentes em pequenas frases dentro do sistema Wing Chun, assim como os ditados populares os Kwen Kuits têm o objetivo de referenciar e ilustrar uma situação por meio de palavras, estas nas quais o praticante deverá traduzir e adaptar á solução que pretender atingir.
Podemos dizer que os Kwen Kuits são frases de conexão de conceito, ou seja, são pequenos lembretes que auxiliam na execução do todo. A interpretação do kuent kuit deve variar, afinal cada corpo é um corpo, cada cabeça uma sentença, o que não pode ocorrer é, fugir da idéia inicial proposta pelo ditado marcial, na qual cada Sifu tem seu jeito em particular de ensinar. (algumas escolas não utilizam os kwen kuits).
Voltando ao Kune Yao San Faat, na linhagem Fat Cheong Wing Chun é utilizado á tradução como “As técnicas de punho devem partir do coração”, apesar de essa tradução ser mais simples que vários outros Kwen Kuits, existentes, já podemos notar que a interpretação não é assim tão simples e varia para cada praticamente, mas por quê?
Se pararmos para pensar que as principais técnicas de braço do sistema Wing Chun partem da linha central, pode ser entendido de uma forma o Kwen Kuit (Ditado marcial) “as técnicas de punho devem partir do coração”, conforme a imagem abaixo ilustra, se entende que o posicionamento de ataque e defesa partem da linha do coração, assim como a guarda “tradicional” do Wing Chun, logo no Siu Nin Tau, quando executamos o soco (Yat Ji Chun Choi) centralizamos o punho nesta linha e lançamos o ataque.
Lembrando que o coração NÃO fica exatamente do lado esquerdo e não tem esse formato aqui à ♥, ou nesse formato, como alguns preferem atualmente S2. rsrs
Pensando de outra forma o Kwen Kuit muda um pouco o sentido e traz um contexto um pouco mais filosófico/cultural, também aceitável, as técnicas partirem do coração, pode ser uma alusão, á fazer o movimento com “sentimento”, a palavra técnica não é mais pensada somente como ferramenta marcial, mas também como cotidiana.
Por exemplo, já pude ouvir de uma jovem senhora nascida na década de 60, que ao se preparar um bolo você deve colocar o sentimento e pensamento na pessoa que vai degustar o bolo quando o mesmo estiver pronto, segundo esta crença se o bolo crescer é que a pessoa na qual pensou é uma pessoa de bom coração, se o bolo murchar “aiaiai”. Rsrs.
Obviamente é somente uma crença, mas quando colocamos o coração ao fazer algo para alguém que amamos, certamente será bem feito e todos os cuidados para que não ocorram falhas no processo serão tomados, por outro lado às vezes a preocupação e nervosismo em fazer algo agradável para a pessoa amada podem trazer ansiedade e o famoso efeito “atrapalhado”, em que nada acaba dando certo.
Podemos visualizar o exemplo dessa situação de erro na imagem abaixo, quando a namorada do Sihing Carlos Minoru, resolveu fazer um bolo, quando este foi conhecer os seus pais e pedir permissão para que sua filha pudesse namorar com ele. Ou será que o Sihing Carlos Minoru é uma pessoa da mal coração?! Rsrs
Kune Yao San Faat marcialmente – As técnicas de punho devem ser lançadas do coração, colocar o coração e intenção no movimento marcial, ter autoconfiança de realizar o movimento.
Kune Yao San Faat fisolofia/cultura – Coloque sentimento, coração, intenção, plena atenção no que for fazer, faça bem feito, entregue-se totalmente quando for fazer algo que realmente quer.
Dentro do sistema Wing Chun existem vários outros Kwen Kuits, que apresentam a parte marcial, ou seja, aplicação técnica dos conceitos de luta, e que por outro lado também deixam uma mensagem cultural e filosófica, que serve com uma mensagem na vida cotidiana, vale salientar que as explicações citadas acima são referente á família Wing Chun Fât Cheong, e que cada escola pode optar pela utilização ou não dos kwen kuits em sua metodologia de ensino, e ainda que a ausência deles não é sinônimo de ensino incorreto.
Muito bom o conteudo.
ResponderExcluirCom certeza, tudo que parte do coração e feito com o coração será bem feito.
Pudemos verifica no exemplo do bolo que realmente foi feito com o coração, apesar dele ainda sair meio torto, mas também vale-se que a pessoa que o fez, com certeza fez com o coração e partiu do Siu.Nin.Tao (Pequena ideia inicial)o proximo saira melhor sem dúvida alguma essa é a evolução marcial.kk
Parabens! Muito bom!