segunda-feira, 1 de agosto de 2011

生日快樂  王平 !
Feliz Aniversario Si Fu Wong Peng Tien ! (Peterson Menezes)

O titulo desse Post já é bem sugestivo! rsrs
E antes de começar a dar os parabéns ao querido e estimado Sifu Peterson Menezes, vamos falar brevemente sobre sua trajetória!
Sifu Peterson Menezes o aniversariante!

Nascido em 1/8/1975.

Bill Jii na Argola de Aço!
Iniciou nas artes marciais em Pentjak Silat (estilo Malayo de armas brancas), em 85.
No Wing Chun (linhagem Yip Man) iniciou em 92.
Em 1997 iniciou Wing Chun Yip Man/Fukien (Wing Chun com cultura e Chi Kung, únicos no Brasil deste estilo com mestre Wong Chun Nin) se formando mestre em 2000.

Tem especializações em:

  •     Feng shui (desde 98)

     
  • Acupuntura (desde 94) com diversos congressos e especializações.
  •  Medicina Tibetana (Base)
  • Demonstrando o Pa Cham Toua
  • Astrologia chinesa
  • Astrologia tibetana
  •   Filosofia chinesa cham (zen)
  •   Filosofia Budista tibetana
  •  Língua chinesa
  •  Língua tibetana
  • Chi Kung (tipo de exercício chinês para fluir os meridianos da acupuntura)
  •   Wing Chun
  •  Tong Long (estilo louva a Deus)
  •  Chin na Kung Fu (estilo de apressamento. e torções)
  •  Pakwa Zhang (espécie de Tai Chi Chuan circular)
  •  Xing Yi Chuan (outro estilo interno contemporâneo do Tai Chi)
  • Silat (arte marcial filipina, especializada em armas brancas)
  • Cerca de 10 aparições em diversos canais (sendo Três na Globo e uma no Programa do Jô com 2 blocos inteiramente dedicados a ele, feito inédito no Brasil ate hoje.
Sifu Peterson Menezes em sua entrevista para o Programa do Jô Soares!

Fundou o centro de cultura oriental em 2007 em Itu.
Onde desenvolve um trabalho impar do Kung Fu Brasileiro, passando acima de tudo, uma mensagem de paz, cultura, filosofia.
Usando um excelente método de ensino (recebe periodicamente pessoas de mais de 15 cidades e 4 estados, inclusive pessoas que já tiveram extensa experiência em outras linhagens de Wing Chun).

Mokwoon do Centro de Cultura Chinesa em Itu, novo design 2011!

Essa é uma mini biografia da trajetória do Sifu Peterson Menezes até hoje, como é algo que serve para demonstrar o “Currículo” dele é normal que demonstre certa frieza, coisa que quem convive com ele, sabe que não existe!
Sifu Peterson Menezes manejando o Look Tin Poon Kwan ao fundo o Templo Kadampa!
Vou falar um pouco sobre minha experiência de vida com Sifu Peterson Menezes, para tentar ilustrar o incrível ser humano que é!
Quando o conheci estava um tanto quanto desanimado com o Wing Chun, havia saído de uma linhagem á qual treinei por anos, e que no fim do meu ciclo dentro desta, o Wing Chun não era mais uma arte marcial, poderia ser qualquer coisa, menos um sistema tradicional de ensino que preza pela excelência de transmissão da arte marcial chinesa em questão, e muito menos um sistema de desenvolvimento humano, quando comecei a conversar com o Sifu Peterson Menezes, percebi algo que para alguns é uma qualidade, e para outros um defeito, o que pra mim é uma qualidade é a sinceridade do Sifu Peterson Menezes, quem o conhece sabe, ele não mede as palavras quando perguntam a opinião dele, assim como o Wing Chun, a espontaneidade é algo natural em suas ações!
Sihing Carlos Minoru Fazendo Man Sauu com Sifu Peterson Menezes, observado pelo Thiago Cerejinha, Matheus e Matheus digo Miguel! rsrs

Geralmente a sinceridade é vista como qualidade quando se refere á uma terceira pessoa, já quando se dirige ao singular a sinceridade dói e fere o ego, principalmente quando contraria ao que se deseja ouvir, pratiquemos Siu Nin Tau! rsrs
Lembro-me de uma conversa com o meu amigo Carlos Rodrigues, que hoje é praticante do clã Moy Yat Ving Tsun na escola liderada pelo estimado Sifu Celso Grande, quando visitei o Peterson pela primeira vez, eu o disse com palavras similares ás que transcrevo em seguida “Cara, é sensacional, é como se eu pudesse sentir os antepassados dentro do Mokwoon (Sala de treino), parece que tudo ali vive o Wing Chun”.





O Sifu Peterson Menezes, ao contrario de que alguns pensam, não é bravo, muito menos carrasco, militar ou coisa do tipo, sempre me emociona, á felicidade que ele da aula, nesses quase 4 anos que pratico Wing Chun com ele, nunca o vi dar aula chateado, ou demonstrar irritação com alguma coisa, sempre que chegamos á escola, ele abre um sorriso e vem cumprimentar, isso com exatamente todos os alunos, sempre faz piadas com os alunos, principalmente os gaúchos e os de campinas como meu amigo Barnes (Tony Jaa espanhol) e Eder, e o mais engraçado faz piada consigo mesmo, devido sua grande estatura!

Barnes Tony Jaa Espanhol Campineiro com Sifu Peterson Menezes, e Eder Flausino Campineiro com Sihing Carlos Minoru.

Essa dispensa comentários! rsrsrs
Isso é algo que acredito que deva existir em varias escolas, e certamente é o que torna um grupo forte e unido!
Mas as ações que por muitas vezes o vi fazer, é o que traz esse respeito e admiração tão grande que tenho por meu Sifu, certa vez uma mulher portadora de Soro Positivo (HIV), bateu á sua porta, pedindo ajuda para comprar leite NAN para dar á seu bebe, sem pestanejar, o Sifu Peterson, entregou uma lata fechada de leite NAN para a mulher e ainda algumas roupas que estavam pequenas para o futuro grande (ou pequeno se puxar o pai) Liang!



Simo Hemi com o Sifu Peterson Menezes e o Liang escondido na barriga de quem? Rsrs, em seguida Liang com o Sifu Peterson Menezes!

É comum ver quando alunos perdem emprego, o Sifu Peterson, tentar encontrar lugares para que possam trabalhar, oferece ajuda de todo tipo, tudo o que tem e que já não vai usar mais ou usa pouco e que pode ajudar outra pessoa ele doa, vi um episodio recente, em que deu ao querido companheiro de treino Ricardo, o carrinho de bebe que já não usava mais.
Sifu Peterson Menezes, Ricardo e Sihing Carlos Minoru!
Também já o vi diversas vezes atender pessoas de graça, por saber que estas não tinham condições financeiras de pagar algum tratamento de medicina chinesa que ele conhece.


Acumputura no Sihing Guilerme Guitte
Alguns podem estar lendo e pensando, que essas ações são simples, e que deveriam ser feitas sem precisar enaltecer, até concordo, ações como essa deveriam sim ser algo do cotidiano, mas infelizmente não é a realidade, ainda mais que como a maioria deve saber o Sifu Peterson Menezes coloca comida em casa e mantém o centro cultural somente trabalhando com o Wing Chun e medicina chinesa, em minha modesta opinião é algo digníssimo essa doação que o Sifu Peterson tem com o próximo, louváveis atitudes dignas de um verdadeiro Mestre!
Sifu Peterson Menezes observando e Corrigindo a forma Bill jii dos Sihings Carlos Minoru e Guilherme Guitte!
Voltando ao assunto de alegria, quem já teve oportunidade de ter uma refeição com o SIfu Peterson sabe que terá risos garantidos, relembrando á ultima vez que passei o final de semana em sua casa, eu e meus amigos e companheiros de treino Fabio e Guilherme, fomos comer um lanche com o Sifu, depois de comermos e conversamos sobre diversos assuntos, fomos pagar a conta, que ficou um tanto “salgadinha” para a ocasião, Algo em torno de R$ 130,00, eis que o Sifu Peterson Menezes, pegou a conta, e recortou o numero “1”, pegou um guardanapo branco e colou com saliva na conta, nesse momento já não nos agüentávamos de rir, e como se nada tivesse acontecido ele foi ao caixa e falou: “Poxa achei que ficou barato dessa vez, estávamos em 4 pessoas comemos bem e só ficou R$ 30,00!”, obviamente que pagamos a conta de forma correta, mas essa historia gerou muitas gargalhadas nessa noite!

Em almoço com alunos do Sihing Carlos Minoru em São Roque e em seguida junto ao querido Sifu Francisco Durbano e Simo Hemi!
Se eu for citar as diversas historias que já tive na companhia do meu Sifu, eu teria de fazer um especial no Blog somente para isso, e como a idéia não é fazer isso no momento, mas mostrar um lado que talvez muitos não conheçam do Sifu Peterson Menezes, eu citei essas historias, mas o que de fato eu gostaria de transmitir aos leitores, é o sentimento de gratidão que tenho por meu mestre, não só pelo ensinamento do Wing Chun, mas como o exemplo de ser humano que ele significa pra mim, e quando digo humano, é um ser totalmente possibilitado de errar, mas um sábio humano que sabe reconhecer seus erros e fazer deles um degrau para evolução!

Sifu Peterson Menezes explicando sobre a meditação e em seguida levitando! Rsrsrs

Vou encerrando por aqui este Post, Desejando muita paz, saúde, realizações e principalmente sabedoria ao Sifu Peterson Menezes, e aproveito a ocasião para agradecer publicamente o “PAI” que tem sido para mim nestes anos que convivemos, pensamos, sorrimos, nos preocupamos e lutamos literalmente, Obrigado Sifu Peterson Menezes!

Essa é uma técnica ultra secreta que só foi ensinada ao Sifu Peterson Menezes, rsrs, obviamente que estas fotos são somente para descontrair!

Ao caro leitor, até o próximo Post!
E como digitaria meu Sifu: “UMABRAÇO”!

Alguns alunos que treinam aos Sabados no Centro de Cultura Chinesa em Itu! Prosperidade e Realizações á Família Wing Chun Fât Cheong!




16 comentários:

  1. Pelo praticante que está se tornando meu caro amigo, devo dar os parabéns ao seu Si Fu.

    um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. ótima postagem, Minoru...
    Sifu Peterson realmente consegue passar uma visao que vai além da parte marcial. Sempre quis encontrar uma familia assim, onde eu pudesse viver com honra no local, respeitar os irmaos ali dentro e nosso mestre, conhecer a fudo as raizes do WC e da cultura do mesmo..Cultura nunca é demais, eu aprendi muito com o Sifu, ele sempre fala e eu vou atras para ler mais sobre, qnd tenho duvida, espero acabar a aula, todos irem embora e ele me explixa. Mas é isso, é muito legal entrar em um lugar que realmente é muito semelhante anos e anos atras, com a cultura e tudo mais, isso deve ser preservado sempre. Teria muito para falar, mas, por enquanto é isso.
    .
    huauauaha
    umabraço, choi! {eterno}
    #Cerejinha

    ResponderExcluir
  3. Deixo meus parabéns ao sifu, agradeço desde o momento que entrei para a família Fât Cheong a oportunidade de aprender e treinar. Agradeço pelo conhecimento que é passado a nós alunos através do sifu. Lembre-se que nós estaremos sempre por perto para o que precisar. O conhecimento passado pelo sifu nos instiga a cultivá-lo e aprender mais. Muito obrigado por tudo que tem ensinado a nós mais uma vez, pela paciência de ensinar. Curta o momento como o senhor diz que é a única coisa que nós "possuimos" de verdade. Que não existe caminho para felicidade e que a felicidade é o caminho, e esse caminho que eu tenho seguido e desejo que o senhor e a todos o sigam.

    ResponderExcluir
  4. Parabens Peter. Muitas felicidades e realizações em sua vida. Continue sendo a ótima pessoa e sifu que voce é.

    Att. de seu discípulo Matheus

    ResponderExcluir
  5. Muito Obrigado Thiago Pereira, estamos juntos nessa!
    Seu ótimo trabalho sempre me da inspiração!

    Deixei esse Post, para agradecer meu amigo Thiago Pereira, e tambem pra nao ficar com o numero "4" rsrsrs!

    Obrigado á todos, e que a tradição,respeito e graditão pelo Mestre ou por quem te ensina algo de valor, seja sempre mantida,lembrada e valorizada!

    ResponderExcluir
  6. Bruno Vinícius (São Roque)1 de agosto de 2011 às 08:12

    Parabéns Sifu. Apesar de não treinar diretamente com o sifu, as poucas oportunidades que tive de ir até Itu foram-me muito valiosa. Te desejo tudo de bom e que esse ótimo trabalho continue.

    abraços.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Sifu Peterson!
    Por completar mais um ano de vida e por fazer este excelente trabalho de propagar a verdadeira arte marcial!
    Obrigada por tornar possível que esta e também as futuras gerações conheçam uma escola séria e competente.
    Felicidades!

    ResponderExcluir
  8. obrigado pessoal , ri muito com a matéria, tbm fiquei agradecido
    umabraço a todos, lembrando que um mestre sem alunos nao é ninguem.. todos dependemos de todos, agradeço a todos que vem me ajudando neste caminho. ass sifu Peterson

    ResponderExcluir
  9. belo post, não tive a oportunidade de conversar muito pessolamente com o sifu mas se tem uma coisa que todo mundo ve é a paixão que ele tem pelo que faz que contagia todo mundo dessa linhagem que tenho a honra de pertencer;
    e tambem nunca vi alguem conseguir dar tanta a tenção a um numero absurdo de pessoas em tão pouco tempo, isso foi o que me deixou realmente impressionado ^^

    um grande parabens a uma "grande pessoa" e que continue sendo inspiração pra todos nós

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ao Sifu Peterson. Mesmo com o pouquíssimo tempo de convivência já deu para sentir que é uma pessoa especial. E o que o Pereira disse é bem verdade. Um dos motivos de aumentar meu interesse em conhecer a escola Fât Cheong foi observar, através desse blog, além da relevância das postagens a forma e o carinho que Si Hing Minoru fala de seu Sifu. Só uma árvore saudável e próspera consegue dar bons frutos. Abraço, parabéns e muitos anos de vida.

    ResponderExcluir
  11. Valeu, Peter! obrigado por tudo! Pode esperar que tudo tem volta... pode chamar de Karma, Kymatica, Equilíbrio ou o que for. Com tantas boas sementes, as árvores das nossas vidas serão grandes e férteis. Muito obrigado!!

    Muito axé e churrasco no vizinho kkkkkkkkkkk mals, tinha que dizer XD

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Sifu Peterson! Obrigado por transmitir essa incrível arte marcial que muda a vida de muitas pessoas, espero que a tradição sempre prevaleça pois é oque mais admiro em nossa linhagem!
    Abraços.
    Ass:.Alan

    ResponderExcluir
  13. penisson, vc é muito foda, que o jaspion ilumine sua vida e que vc tenha muitos passarinhos para fazer rolo comigo!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Ta ficando Chato te dar parabéns pelas postagens hein Carlos! kkk Mas essa merece rrss felicidades ao Shifu Peterson! Pena que a arma ultrasônica não ficou pronta para o aniversário dele (Ele sabe do que se trata kkkk). Abraços, Choi!

    ResponderExcluir
  15. Comentario só para nao ficar com o 4 no final! aushsauhsuah

    ResponderExcluir
  16. fico muito feliz em encontrar um blog feito de todo coração como o seu,eu sou do applied do sifu florentino vejo diferença em todas famílias mas todos fazem um maravilhoso trabalho parabéns visitarei mais vezes ^^

    ResponderExcluir