terça-feira, 13 de setembro de 2011

Seminário Kali Silat
No dia 06/08/2011, foi realizado no Centro de Cultura Chinesa, um seminário com o Instrutor Leandro junto ao Sifu Peterson Menezes, para os que ainda não sabem, o Kali Silat foi a primeira arte marcial que Sifu Peterson praticou, e neste dia alguns alunos tiveram a oportunidade de ter uma idéia de como funciona e praticar alguns movimentos dessa arte marcial!

Balisong, faca Filipina!


O Kali Silat é um sistema de combate de origem Filipina com armas brancas, a teoria de movimentação segue alguns conceitos bem parecidos com o Wing Chun, utilizando o Triangulo como principio de jogo de pernas, golpes e táticas de combate á curta distancia!

SiFu Peterson e Professor Leandro


Ao contrario do Wing Chun no Kali silat as armas são ensinadas antes do combate corpo a corpo desarmado, apesar de que há quem diga que nos primórdios as armas eram ensinadas junto aos níveis inicias do Wing Chun, no Kali Silat á ênfase em primeiro momento são as armas, após isso progride para sistema de combate desarmado, onde são treinados movimentos para o confronto a curta, media e longa distancia, grappling e luta no solo!

Professor Leandro  explicando sobre o Kali Silat e ao lado as Facas do Wing Chun, numa foto muito bem escolhida! rsrs


Assim como no Wing Chun o Kali Silat é um sistema criado com ênfase numa situação real não controlada, ou seja, quando sua vida está em jogo, não há regras, o ambiente de luta pode ser contra múltiplos oponentes, não existe golpes que não são permitidos, quanto mais rápido tirar o oponente de ação melhor, a honra samurai é deixada de lado, dentro do Kali Silat a idéia é eliminar o adversário, mesmo que seja pelas costas, ou como alguns dizem, “na trairagem”, uma frase do Instrutor Leandro ilustra bem isso:

“No Kali Silat não existe a honra samurai, isso sequer é mencionado, se tiver que eliminar um oponente, elimine-o sem precisar avisar do confronto, segundo os filipinos mais vale você acabar com um adversário usando qualquer forma do que avisar e originar uma guerra entre varias pessoas!”

Professor Leandro demonstrando tecnicas do Kali Silat no Sihing Fabio


Antes de iniciarmos o treinamento, o Instrutor Leandro nos alertou o que todas as pessoas em sã consciência já devem saber: “Não tentem reagir contra faca, ou qualquer tipo de arma, se for possível fugir, faça, só vale a pena arriscar a vida senão tiver outra saída fora essa!”

SiFu Peterson demonstrando técnicas de corte em angulo com o Professor Leandro




Também foi apresentado um vídeo, em que policiais talvez não tão bem preparados, são fatiados por um individuo portando uma faca, o vídeo é chocante, infelizmente ou felizmente não o encontrei para compartilhar com os leitores, outro fator interessante é que um agressor portando uma faca contra alguém com uma arma no coldere, mesmo há 6 metros de distancia oferece perigo, a não ser que o atirador alem de rápido tenha ótima mira para acertar um ponto vital e cortar o avanço do agressor!

Não era Pipoca de graça, era a galera vendo o video impressionante de um agressor com faca contra quatro policiais !


Após apresentado o sistema e sua historia, algumas tradições e costumes da arte, os vídeos de alerta, foi iniciado o treinamento, como a maioria dos praticantes não tinha conhecimento algum da arte, começamos pela base, fazendo a movimentação em triangulo do Kalit Silat, explicando a distribuição de peso, e como as mãos devem ficar no caso de um confronto contra facas, no Kali Silat o peso é jogado na perna de trás, o tronco para trás, e a cabeça à frente, com os braços protegendo as áreas vitais do tronco, a cabeça fica a frente do tronco, por ser uma área menor, e que há mais mobilidade para se fazer um desvio!

SiFu Peterson demonstrando com o aluno Alan!

Visto a base, foram ensinados os Cinco ângulos básicos de corte do Kali Silat, e ainda duas formas distintas de empunhar uma faca, o primeiro modo como na foto, da mais velocidade e mobilidade ao corte, na segunda foto pode-se desferir um golpe mais forte, que segundo o Instrutor Leandro é ideal para “silenciar” sentinelas ou pegar o adversário desprevenido!

SiHing Carlos Minoru demonstrando dois modos de empunhar a Faca! Imaginem 2 Minorus! Ohhh no!


Depois de termos praticado as formas de ataque básicas do Kali Silat, foi a vez da parte defensiva, a movimentação para bloqueio lembra muito os bloqueios Tan Sauu e Kan Sauu do Wing Chun, só que com a base mais distante do adversário para evitar o corte! Mesmo com essa idéia de manter o corpo distante para evitar ferimentos, sabemos que por se tratar de uma arma fluente, é muito difícil, quase impossível, reagir contra uma faca e não sofrer nenhum corte! A Idéia de defesa contra a faca é bloquear o ataque de forma segura que o agressor não tenha posição de te ferir, procurando um jeito de desarmar o adversário, e se possível usar a faca contra ele ou se livrar da faca! Nesse treino por mais que eu tentasse não utilizar o Wing Chun não conseguia, sempre que vinha o ataque sem querer, bloqueava golpeando, mas essa dificuldade foi generalizada, o amigo e companheiro de treino Danilo que o diga!

 Sihing Minoru praticando junto ao amigo e praticante Danilo


Frisando o pensamento, não há regras, o que for possível para causar dor, ou desarmar o adversário o impedindo de continuar na ofensiva é valido, outro principio similar ao Wing Chun!

Ricardo praticando com o Sihing Minoru


Outra treino que achei muito interessante do Kali Silat, é o saque rápido da arma, sempre numa situação de conflito, quando o adversário entra numa distancia considerada de risco, a idéia é bater nos olhos, garganta, genitais, ou algum ponto que cause impacto suficiente para empunhar com velocidade a faca, neste treino tive que tirar onda com meu amigo Thiago Cerejo, cheguei conversando numa boa, e quando ele viajou o esfaqueei com minha faca de brinquedo! Rsrs

A Dupla Gledson e Thiago Cerejinha pegando explicações com o Professor Leandro


Depois de ter aprendido as “vogais” do Kali Silat e o seminário estar se encerrando, não poderia faltar os engraçadinhos, que quiseram “brincar” de lutar com os bastões pequenos, que simbolizam as facas, isso rendeu alguns hematomas, mas foi divertido!

Galera em treinamento!




E de quebra pudemos ver uma demonstração de uma espécie de “Chi Sauu” do Kali Silat envolvendo torções entre o Sifu Peterson e o Instrutor Leandro!
Lembrando que na semana do seminário, havia sido aniversario do querido Sifu Peterson Menezes, e em uma homenagem feita pelos alunos de Itu, São Roque, Sorocaba, foi entregue uma blusa linda maravilhosa que eu desenvolvi (rsrs) e um Hung Bao coletivo de presente ao Sifu!

Entregando o Hung Bao Coletivo! rsrs


Digam se realmente não ficou show de bola a blusa! rsrs


Quem estava presente conseguiu perceber que o Sifu Peterson ficou muito feliz, agradeceu varias vezes tanto em chinês, como português! Rsrs

SiHing Carlos Minoru, SiFu Peterson Menezes e SiHing André Martini!


E certamente, o valor não estava no dinheiro dentro do Hung Bao ou na blusa, mas sim, na união dos alunos, na gratidão e orgulho de terem o Peterson como Sifu!
Um grande abraço á todos os leitores, e até a próxima!




Confiram também


4 comentários:

  1. Parabéns, Minoru...ótima postagem, Silat é muito bom e eficiente, vale a pena conhecer essa arte..

    Umabraço !
    Cerej@!

    ResponderExcluir
  2. Qual a linhagem do Peterson Menezes? No Kali Silat isso é muitíssimo importante, assim como na maioria das artes marciais.

    ResponderExcluir
  3. Mestre:

    pukulan shimande pusaka, seni silat harmal


    Mestre: sum chay chang

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Nossa esse fechamente de 2011 ficou excelente.... adorei ter participado do seu trabalho mesmo estando distante e que no próximoeu possa compartilha cada momento!!! Um grande Beijo Sihing Minoru..

    ResponderExcluir