terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Wing Chun Fât Cheong São Roque 2011

E esta é a ultima postagem de 2011, do Blog.



E ela é destinada á fazer um balanço do ano, ver o que foi bom e evoluir, pintar as partes que estão feias e esquecer as que não têm solução!

Alunos de São Roque


Alunos de Sorocaba


Considero que este ano foi um ano de firmamento para o Wing Chun Fât Cheong em São Roque, os bons frutos que tivemos em 2010 foram mantidos, outros novos e que já se mostram muito importantes surgiram em 2011, em Sorocaba o trabalho ainda está embrionário ou como gosto de brincar ainda é Siu Nin Tau (Pequena idéia), e antes de qualquer coisa, tudo tem seu tempo certo para evolução, acredito que 2012 seja o ano que permitirá um trabalho considerável assim como esta sendo em São Roque, e como diria meu Sihing André Martini, não é puxando a raiz da arvore para cima que está ira crescer e dar frutos mais rápidos, então novamente tudo á seu tempo!

Sihing Carlos Minoru e seu Sihing André Martini 


Em 2011 tive minhas primeiras aparições em TV, acompanhando meu Sifu o Sr. Peterson Menezes, como nas postagens anteriores que descrevi como havia sido, rolou certo nervosismo e ao mesmo tempo empolgação por estar presente nesse processo, que hoje considero um marco dentro da minha historia no Wing Chun, é claro que não foi em uma emissora de grande porte como fez meu Sifu em 2009 na Rede Globo no Programa do Jo Soares, no entanto a experiência e vivencia que isso permitiu, será lembrada até o fim dos meus dias nesse plano espiritual, assim como o agradecimento á meu Sifu por ter confiado à responsabilidade de estar junto á ele!

Sifu Peterson Menezes e Sihing Carlos Minoru em Entrevistas de 2011.


Foi gratificante também o Sifu Peterson, permitir que alguns dos meus alunos pudessem se apresentar no palco das festividades do Ano Novo Chinês, estou ciente do desafio que estes que participaram sentiram, ainda mais quando a apresentação em publico era algo que ainda os deixavam intimidados, no entanto , eu tive orgulho de vê-los se apresentando e buscando fazer o seu melhor, aos que não participaram e compareceram eu agradeço o apoio e o carinho que tiveram por prestigiar, aos que não participaram nem puderam comparecer, eu também agradeço, pois todos somos um!

Alguns Alunos de São Roque e Itu no Ano Novo Chinês 2011 na Liberdade.


Alunos de São Roque no Ano Novo Chinês


Falando sobre união, não poderia deixar de citar o Hung Bao coletivo (Envelope vermelho), que fizemos para o aniversario do Sifu Peterson Menezes, os alunos das escolas de São Roque, Sorocaba e Itu, contribuíram para que isso tivesse sido feito, são esses pequenos atos que dão firmamento á uma escola, o carinho que se demonstra entre alunos e Professor e acima de tudo o respeito e gratidão pelo conhecimento que é adquirido!

Sihing Carlos Minoru, Sifu Peterson Menezes e Sihing Andre Martini entregando o Hung Bao!


Neste ano também me arrisquei a fazer alguns vídeos demonstrativos com alguns alunos, e isso sempre funciona como uma faca de dois gumes, ao mesmo tempo em que alguns podem se interessar e querer conhecer pessoalmente, haverão aqueles que só iram tumultuar e julgar seu trabalho sem embasamento vivencial algum, mas é algo que eu estava ciente a partir do momento que me arrisquei a postar vídeos na internet, respeito a opinião e criticas que surgirem, mas forme uma opinião quando de fato conhecer e não por “achismo”! Aproveitando a deixa, segue o ultimo vídeo de 2011! =D



Do lado técnico da escola Wing Chun São Roque, pude verificar o surgimento de novos talentos, pessoas que tem capacidade de serem de fatos bons no Wing Chun, também vi alguns talentos que julgava promissores, diminuírem seu ritmo de treino, e se tornarem apenas mais um dentro do grupo, não julgo isso errado, cada um sabe o ritmo que deve ter e quais seus objetivos na pratica, é compressível que nem todos queiram evoluir constantemente ou tenham alguns objetivos á frente da pratica, isso é totalmente normal, dentro de qualquer área!

Outro acontecimento notório e de extrema importância, foi um seminário ministrado na UFSCAR em Sorocaba, junto com o também Sihing Fabio, pela primeira vez “voamos com nossas próprias asas”, foi interessante e divertido o desafio de se apresentar publicamente sem a presença do nosso Sifu, tudo ocorreu perfeitamente bem, mas a empolgação foi tanta que acabamos esquecendo um pequeno detalhe: tirar fotos! Rsrs

Sihing Carlos Minoru e Sihing Fabio


Alguns pequenos atos marcaram também o ciclo da minha historia como Professor, os presentes de aniversario que ganhei de alguns alunos, os que recebi pelo “dia do professor”, as conversas que pude ter com alguns alunos sobre assuntos que não eram Wing Chun, e até mesmo o corte de cabelo que ganhei do meu aluno e também amigo Vancley! Rsrs, todos esses fatos foram muito importantes, saber que é querido pelos alunos, é a verdadeira gratidão e recebimento pelo trabalho e dedicação que tenho pelo Wing Chun, isso é que me orgulha e da forças para se manter firme no caminho que escolhi, ser bom em luta é algo relevante, certamente existem milhões mais preparados para luta do que eu, ser bom professor é o que eu de fato quis ser, também sei que há milhares mais capacitados que eu, mas um dia eu chego lá! RS

Sihing Carlos Minoru com a camiseta que ganhou de aniversario, Vancley e os Alunos Detonando um  Açai depois do treino!


Sihing Carlos Minoru, depois de passar pelas tesouras do  JassaCley, digo Vancley!


Eu sempre acreditei que a pratica do Wing Chun foi a melhor decisão que tomei na minha adolescência, e este ano tive a certeza, alguns problemas pessoais aconteceram, finais de relacionamento, algumas crises de pensamentos de qual direção seguir, desilusões, e tempestades, mas em todo momento que pensei no que fazer ou porque fazer, o Wing Chun esteve presente, me estruturando, me mostrando novos caminhos, apontando outras saídas e algumas ate de emergência, me firmou e lapidou, me deu consistência e firmamento das minhas idéias e ao mesmo tempo me ensinou a desapegar do que era prejudicial e não tinha solução, tudo está em mudança, algumas coisas pra melhor, outras pra pior, mais uma coisa é fato, mantenha-se em pé, se cair levante rápido, nunca ninguém falou que a vida seria fácil e vai de cada um ter a determinação de agüentar as pancadas e continuar lutando!

No Pain, No gain!

No Pain No Gain 2 ! Sem criatividade! rs


Voltando ao balanço, 2011 foi um ano de aprendizado e firmamento de algumas idéias, as coisas boas que aconteceram foram sementes que poderão se tornar grandes arvores, e ótimos frutos no futuro, eu acredito nisso, e é o propósito da minha luta, a confraternização que fizemos me mostrou que não é mais um sonho individual, e sim compartilhado por varias pessoas, e estas que são muito importantes, e com isso fica aqui meu agradecimento á todos os alunos que ainda fazem parte deste sonho, aos companheiros de treino que se doam para que eu possa evoluir, á meu Sifu Peterson, que sempre esta por perto, me ajudando, tecnicamente, espiritualmente e confiando no meu trabalho, aos familiares que sempre me ajudaram e á todos aqueles que de alguma forma contribuem para evolução da escola, sejam com opiniões, criticas, elogios ou apenas por prestigiarem!

Alguns Alunos de São Roque na Festinha de Confraternização!



Que 2012 seja um ano de muitas realizações! Que possamos evoluir como pessoas! Um grande abraço á todos!


6 comentários:

  1. Grande e belo post.

    Espero em breve voltar a treinar com o Mestre Minoru, com mais tempo, calma e me desenvolver dentro deste circulo de amizades e aprendizado constante.

    Um grande abraço a todos do Wing Chun e da familia Fat Cheong

    ResponderExcluir
  2. Em novembro de 2011, minha visão sobre o wing chun haveria de mudar. Foi um prazer conhecer Minoro e CIA. Espero podermos desenvolver muito a amizade, o wing chun e nos aproximarmos um passo de cada vez do alvo, o aperfeiçoamento humano. Abraços a todos os amigos de treino da familia fat cheong. 27/12/2011. Elias Araújo

    ResponderExcluir
  3. flower.com disse...
    Nossa esse fechamente de 2011 ficou excelente.... adorei ter participado do seu trabalho mesmo estando distante e que no próximo eu possa compartilha cada momento!!! Um grande Beijo Sihing Minoru..

    ResponderExcluir
  4. O que você falo ali em cima é uma filosofia muito sábia e que tem toda a razão, os frutos vem com tempo, mas para ter os frutos é necessário um bom cuidado e uma dedicação sobre aquilo esta fazendo, nao adianta voce esperar a sua plantação gerar verdura se vc nao cuida dela. Mais é isso mesmo os frutos vem dos atos dos dias de hoje, se você que um futuro bom mude o presente. Espero que você sempre consiga seus desejos em 2012 e que academia continue crescendo. Tudo de bom para você Carlos - San.

    ResponderExcluir
  5. Eu já disse várias vezes que o Wing Chun mudou minha vida! Eu procurei um hobby, uma distração e encontrei conhecimento, objetivos, amigos e um amor. Foi gratificante poder se apresentar no palco do Ano Novo Chinês, mas é mais ainda poder semear esse fruto e compartilhar o Kung Fu como um estilo de vida, como algo que te faz evoluir e te traz melhorias não só na luta mas em tudo na sua vida... É bom em pleno século XXI poder sentir a essência de um verdadeiro Kung Fu.

    ResponderExcluir
  6. Bom irmão!
    Parabéns a todos...Wing Chun é tudo isso e muito mais...
    é florescer eterno,renovar...persistir em levar o melhor...nosso melhor ao mundo!
    ...è amizades florescentes,irmandade e bem querer,lutar,crescer,evoluir!... é bem viver!
    Sou feliz por te conhecer,privar de sua amizade! Acompanhar o seus esforços,o seu ininterrupto desenvolver!
    Paz e luz a voce irmão Minoru e a todos os guerreiros e guerreiras do bem Fat Cheong!
    Sucesso e tudo de bom a voces sempre!

    Seu amigo,

    Hatake Kakashi,o ninja que copia!
    (Ronald Camargo)

    ResponderExcluir