segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Kung Hei Fat Choi !

ANO NOVO CHINÊS 


Na China, há um dito popular que diz: Todos os planos do ano fazem-se na primavera, pois a chegada do Ano Novo coincide com o início da primavera lá, sempre no final de Janeiro ou início de Fevereiro. Não existe uma data certa, porque o calendário chinês é baseado no ciclo lunar. O calendário lunisolar chinês é formado por uma composição dos doze signos chineses (Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão, Porco) e da teoria dos cinco elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal, Água), perfazendo, assim, ciclos de 60 anos. Atualmente, nos encontramos no 28º ano do presente ciclo: Ano do Dragão de Água.

Zodíaco Chines

Ciclo dos 5 Elementos



Conheça seu signo no Horoscopo Chines:

Segundo a tradição chinesa, o Dragão vem ao mundo trazendo quatro bênçãos divinas: a riqueza, a longevidade, a harmonia e a virtude. Justos e benevolentes são, sobretudo, um símbolo de prosperidade material, tendo representado imperadores ao longo dos anos, graças também à sua imagem imponente e venerável.



O Dragão é o único animal do zodíaco chinês que não é real. Devido à sua origem mítica, ele e a Serpente, seu signo companheiro, são associados ao sobrenatural.

Esse Dragão é bem famoso! rsrs

 Na astronomia chinesa, o Dragão ocupa o quadrante leste do céu, e sua constelação surge ao final da primavera, no início da época das chuvas. Por causa disso, os Dragões são comumente considerados criaturas pertencentes à água, habitando rios e mares e regendo as operações climáticas.


No entanto, existe uma infinidade de Dragões dos mais variados tipos na literatura chinesa, como os Dragões Celestiais, que guardam a morada dos deuses; os Dragões Espirituais, que governam os ventos e as chuvas, e causam inundações; os Dragões Terrestres, que curiosamente são estes que habitam a água; dentre vários outros.



Na astrologia chinesa, o Dragão é um signo poderoso que representa a vitalidade, o entusiasmo, o orgulho, a extravagância e os ideais elevados.
O ano do Dragão de Água traz a todos uma dose de energia extra que possibilita as grandes realizações. Será um bom ano para colocar em prática os projetos há muito acalentados, mas para alcançar o sucesso será necessário focar as metas e seguir um bom plano. As normas e as leis estarão mais rigorosas e deverão ser respeitadas. Este ano favorece as mudanças, o movimento, as viagens e a liderança.



Na china no último jantar do ano a família reúne-se para a refeição do encerramento do ciclo anual. São feitos pratos especiais para trazer todo o tipo de sorte e felicidade. A refeição é feita numa mesa circular para favorecer o relacionamento e a união dos membros da família. As pessoas procuram perdoar as ofensas, esquecer as diferenças e evitar os maus pensamentos. Tudo é comemorado com muita alegria e fartura para trazer muita sorte e felicidade. 



Durante a comemoração, lanternas vermelhas são acesas e penduradas diante da porta principal, e só serão retiradas após os 15 dias do Ano Novo. Fogos de artifício são lançados para espantar os maus espíritos. 

Lanterna Vermelha

Os Fogos de Artificio para afastar os maus espiritos!

Outro costume é colocar desejos escritos com tinta preta em tiras de papel vermelho na porta de entrada. O preto representa a água e a sabedoria; e o vermelho, o fogo e o sucesso. Segundo o dito popular Quando um pingo de água cai sobre o fogo, acontece uma ebulição; e é pela ebulição que todas as coisas acontecem. Os desejos devem ser escritos por criativos e competentes calígrafos, de forma poética e metafórica para poder trazer sorte e realização. 

Escrita em Preto em Tiras Vermelhas, tradição chinesa no Ano Novo!

Uma forma variada deste costume é o Espalhar da Primavera onde as pessoas escrevem em um papel vermelho com uma letra bem bonita o seu pedido sincero e de boas intenções. Este pedido deve sempre visar o bem, não pode ser egoísta e nunca visar prejudicar alguém. Depois de mentalizar o pedido realizado, o papel é pendurado na janela ou porta, com uma linha ou fita vermelha, para que os ventos possam levar e trazer o pedido. 





Voltando ao Brasil, desde o surgimento das celebrações do Ano Novo Chinês na praça da Liberdade em SP, á escola WIng Chun Fât Cheong é convidada para fazer demonstrações, isso devido ao primeiro organizador do evento conhecer o Sigung Wong Chun Nin, e apreciar as técnicas de Chi Kung (Qi gong) e Wing Chun que nossa família vivencia.

Praça da Liberdade 22/01/2012

Este ano, as aplicações de Wing Chun foram todas realizadas pelos alunos da escola Wing Chun Fât Cheong São Roque, assim como treinadas e coordenadas também, o que trouxe um fardo extra de responsabilidade tanto para os alunos que fizeram a demonstração, como para o Sihing Carlos Minoru.

Demonstrando Aplicação de Wing Chun com o Aluno Valter Michel!


Explicando e Demonstrando Chi Sao com o Sifu Peterson Menezes

Confiram o video do Ensaio:




A festa do Ano Novo Chinês na Liberdade, contou também com varias apresentações no palco de escolas renomadas de Kung Fu, que trouxeram a magia e encanto dignos de uma grande comemoração, comidas típicas, e a tradicional dança dos dragões na rua em meio ao publico, também trouxeram uma leve sensação de estar na China

Dança dos Dragoes no Palco do Ano Novo Chines, Praça da Liberdade SP

Valter Michel demonstrando aplicação de Wing Chun com o Bruno Vinicius!




No Palco, Sifu Peterson Menezes demonstrou tambem, técnicas e forma do estilo Baguazang ou Pakwa!

Sifu Peterson Menezes demonstrando Aplicações do Baguazang com Leque!

Confiram o vídeo do Ano Novo Chines 2012:



Que o ano do Dragão da Água, traga muita prosperidade, saúde, energia, realizações, e conhecimento á todos!



Xin Nian Kuai Le!  FELIZ ANO NOVO!

Kung Hei Fat Choi! RESPEITO, FELICIDADE, FORTUNA E RIQUEZA!








3 comentários:

  1. Adorei a matéria do Ano Novo...esse foi meu primeiro Ano de participação e espero sempre nos outros que virão!!
    um bjo

    ResponderExcluir
  2. Muito legal mesmo professor...parabens, é sempre mto bom tbem aprendermos um pouco da cultura, porque isso complementa a parte tecnica....chi-xie....seu discipulo Walter Venturini.!

    ResponderExcluir
  3. Mto boa a matéria! Adorei ter participado mais uma vez com vc dessa fésta tão bonita e cada vez mais aprendendo sobre a cultura...

    bjão! s2

    ResponderExcluir