terça-feira, 9 de abril de 2013

Wing Chun treinamento de contato!



Muitos praticantes de Wing Chun, justificam não lutarem, ou não treinarem de forma mais intensa, pois descreverem que a situação real seria parada com um soco bem dado na garganta, nariz, genitais e vários outros pontos, no entanto, isso é uma tremenda baboseira! Vou explicar porque:

Primeiro que os golpes em nariz, genitais e quaisquer outro lugar que sejam, também podem ser desferidos por seu agressor, e no treino seu "adversário" não o agride nesses pontos, no calor da adrenalina, não é qualquer golpe que é suficiente para "apagar", se acrescentarmos a situação de substancias químicas, piorou você acerta em golpes que são ensinados como mortais, mas o cara não vai parar de avançar!

Outra perspectiva simples é, quando você esta aprendendo a dirigir um veiculo, você tem certo receio de enfrentar o transito, tem preferencia para caminhos menos congestionados, e só com o tempo de pratica, e a coragem de ir se envolvendo nesse ambiente, que vai de fato conseguir dirigir bem e perder esse medo, aonde quero chegar, um individuo que só treina de leve, só pensa em parte teórica, em qual "angulo" o Tan Sao deve estar posicionado, não treina pedindo para o adversário colocar pressão e tentar surpreende-lo, quando se deparar com uma situação real, vai apanhar mais que pandeiro na mão de carnavalesco em dia de carnaval!


Eu cheguei a nível de instrutor em duas escolas de Wing Chun, e desde sempre gostei muito de lutar, de entender como se movimentar numa luta, o que é a dor de um golpe e como é fazer um golpe doer, como qualquer aluno, já sangrei, já derramei suor, e voltei com hematomas, ainda hoje é assim, e hoje sei que isso faz parte do treinamento de um verdadeiro praticante de artes marciais!


A Luta esportiva tem papel crucial para o desenvolvimento dessas habilidades, e não precisamos pensar muito para admitir isso! Usando a premissa acima, só ha uma maneira de aprender lutar, e aplicar as técnicas do treino, essa maneira é simples, só vai aprender a lutar, LUTANDO!

Não existe outra forma, sem ser pegar um parceiro de treino, vestir os equipamentos adequados e pedir para que te bata, e realmente tente te acertar, não existe aplicativos de matrix, que te façam aprender a lutar, sem passar pelo caminho do erro do timing errado do golpe, da distancia errada diante de seu adversário, da dor de um soco ou chute, e por ai vai! 



Um dos maiores erros dos praticantes de Wing Chun é essa maldita nerdisse, de se iludir e fantasiar historinhas de golpes infalíveis e mortais e querer fantasiar que sabe lutar uma arte marcial, quando nem ao menos coragem para fazer um treino pegado, com certo contato e risco, ele tem, lembrem-se as técnicas ensaiadas saem perfeitas no treino combinado, tentem aplica-las numa situação livre, isso é treinar a aplicação de forma correta!



Em determinado treino, eu treinei com uma aluna que tem por volta de 4 meses de treino, que se chama Lais , e disse antes de começarmos "Defenda-se porque se não conseguir defender, certamente meu soco vai te acertar e vai doer!" Aos poucos ela foi se encontrando, pegando o ritmo, e no final do treinamento apesar dos braços roxos, e extremo cansaço, estava defendendo de verdade, muito melhor do que vários praticantes que convivo! Um aluno meu nesse mesmo dia me questionou! "Sifu, ela é mulher, você não acha perigoso atacar ela com tanta força, incentivar nós que somos homens a tentar acerta-la?" Eu respondi , " Sim é arriscado, pode machucar, mas isso aqui é arte marcial, estamos ajudando ela á se tornar uma lutadora de WIng Chun, e não uma menininha que acha que sabe lutar, se alguém for lhe causar algum mal fora do Mokwoon, esse alguém vai ataca-la com toda força, querendo feri-la e abusar dela, portanto estamos deixando ela com as ferramentas super afiadas para que isso não acontece, é doloroso, mas fazer isso é sinal de respeito, e preocupação com a evolução dela!"



Não entendam treino árduo, com falta de respeito, ou carnificina, exemplificando minha escola, por varias vezes saímos com lesões pequenas, cansaço extremo, mas no mesmo dia estamos unidos conversando, sorrindo e debatendo aonde falhamos e porque falhamos, nunca alguém deve se vangloriar de um golpe bem colocado, ou guardar magoa de um golpe bem recebido, o espirito é evoluir, é equilibrar, é perseverar e dar o sangue para se tornar um praticante digno, e que realmente consiga lutar Wing Chun! Cada um que pratica deve parar e pensar, se me atacarem de verdade, eu consigo me defender? Eu tenho sangue frio o suficiente pra isso? Meu soco pode ter força suficiente para doer, eu tenho resistência e garra suficiente para ficar em pé mesmo depois te der recebido um bom golpe? Se essas perguntas não forem respondidas ou ficarem na duvida, aconselho que sigam o que comentei nessa postagem, e conversem com seu parceiro de treino, professor para que as tirem o mais rápido possível! Ou então treinem como treinam até então, não mudem nada, não questionem seu professor, ai quando se depararem com uma situação em que precisem lutar, irão acabar como o pseudo lutador do vídeo abaixo!



Cada um sabe o motivo de praticar Wing Chun, aos que praticam pela cultura, filosofia e outros motivos não são e nunca serão obrigados a treinar pesado, já os que entraram para aprender a lutar e se defender, esses sim, pensem no que escrevi e mexam-se, o ritmo não começa no level "hard", como qualquer coisa no inicio começa moderado, socos leves, velocidade media, a unica coisa importante e indispensável nesse treinamento é a tentativa do contato, e um ritmo que não se torne decoreba!

Arte marcial autentica deve transmitir equilíbrio e segurança ao praticante o que é bem diferente de esporte marcial, que nós vemos hoje na tv!
Dentro de uma escola o praticante deve vivenciar a parte marcial intensa, adquirir cultura e filosofia inerentes á arte que pratica e tradições e costumes pertencentes ao estilo que decidiu estudar! Arte marcial não é apenas uma luta, é auto conhecimento e evolução pessoal!



3 comentários:

  1. Muito bom artigo Sifu Minoru. Todos devem ler para aprender a essencia do treinamento mais árduo e forte. Grande abraço.
    Seu aluno - Antonio Carlos D Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Hoje, 09/04, tivemos um pouco de treinamento de contato. Treinamos entre os alunos e em determinado momento, Sifu Minoru Watanabe chamava para o treino com ele. Por inúmeras vezes, levei golpes fortes mas no entanto sem machucar. Ao final da aula, ja a caminho de casa, pensei sobre o assunto. Haviamos tido uma aplicação de Lan Sao e reparei que em nenhum instante eu havia aplicado isso no treino de contato. Esse havia sido o meu erro, em não usar o que havia sido proposto na aula. Agradeci ao meu Sifu, por ter aplicado o treinamento de contato, pois isso fez eu enxergar os meus erros. Portanto, devemos sempre refletir e ver que os erros também ensinam, mesmo que sejam dolorosos. O mais interessante, e que também comentei com meu Sifu, é que o dia de hoje me fez enxergar não somente os erros no meu posicionamento no treino, mas também que, de modo análogo, em meu dia a dia existiam coisas erradas e que eu também devo corrigir. Alias, todos, ou pelo menos a maioria também devem ter seus problemas e se refletirem verão o erro que por vezes está escondido ou não notado. Mas ele existe e está lá, esperando ser corrigido. O treinamento de contato, deve ser considerado como uma maneira de podermos corrigir nossos erros e nunca ser visto como um "castigo" ou que você não é capaz e sim mostrará onde se deve melhorar. Por isso, meus irmãos Wing chun, não desanime ou se chateie por causa disso, mas tome como uma lição a mais em sua vida. Recomendo que leiam o artigo do Sifu Minoru no http://wingchunsaoroque.blogspot.com.br. Grande abraço a todos. Aluno Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  3. Olá Pessoal, No dia 13/04/2013 tive meu primeiro treino de contato. Levei uma bela surra rs, porém consegui enxergar grandes falhas que obviamente não havia percebido antes. Não dizendo que o treino "sem contato" seja inútil, pois não é, é uma preparação, uma graduação ou fase que também faz parte do treinamento e não deve ser desprezado, porém não deve ser usado para sempre rs. Uma das grandes falhas que percebi foi que não tive muita iniciativa para atacar, estava muito acostumado com treinos muito leves e então sempre que tinha a oportunidade de atacar eu parava o golpe sem acertar, e consequentemente o oponente atacava. Foi o principal erro. Antes pensava que treino de contato fosse muito pior, não que não seja doloroso, mas de um jeito ou de outro esse tipo de treino deve existir, pois é muito melhor apanhar e sentir um pouco de dor de um amigo do que levar uma surra na rua. Tinha como objetivo lecionar em São Paulo Wing Chun, porque sei que o que aprendo é muito valioso, ensinamentos, risadas e experiências incríveis que seria uma infinita honra poder repassar para outras pessoas o mesmo que aprendi com meu Sifu, Sihings e também com os colegas, mas vejo que é necessário muito mais treinamento para poder ensinar rs, afinal quando se quer ensinar deve-se honrar todos aqueles que te ensinaram.
    Bom, concluindo, treino de contato é ótimo, pois mostra uma luta como ela é, e aconselho a todos que também treinem para se aperfeiçoar cada vez mais as habilidades.
    Agradeço ao Sifu Peterson Menezes por todos os ensinamentos, tanto marciais como ensinamentos de vida; Agradeço ao Sihing Carlos Minoru, Guilherme e André pelos ensinamentos marciais e a todos os amigos que treinam comigo nos sábados, principalmente o Guilherme Coltro que fez parte desse treino. Muito obrigado a todos e sucesso. pra todos vocês.
    Abraço, Denis Cabulon.

    ResponderExcluir