terça-feira, 20 de agosto de 2013

Imprudência Marcial

É comum nos depararmos com cursos, seminários ou artes marciais que garantem que o conteúdo que ensinam será capaz de desarmar um oponente armado!

Até acho possível que com muito treino seja possível desarmar um agressor que porta uma garrafa de vidro, um pedaço de pau, barra de ferro ou faca, no entanto, para atingir tal nível o praticante deve ter treinado exaustivamente não somente o conceito e a mecânica do movimento, como seu psicológico para conseguir ter o sangue frio suficiente para tentar reagir!
Outra coisa que devemos levar em conta é o quanto de realidade existe no movimento mecânico treinado, um erro comum que particularmente eu acho, é que a pessoa que vai reagir leva em conta somente o braço no qual esta ocupando a arma, esquecendo que ainda existem duas pernas, um braço, e a cabeça para que o agressor utilize como ferramenta de agressão, outro fato á ser observado é que sempre o agressor tem uma unica ação, e assim que percebe a reação vira um ser estático que não tenta fazer absolutamente mais nada, isso é totalmente irreal numa situação critica!
Diante do titulo da postagem, em minha opinião o grande problema é a venda de fantasia para quem busca esse tipo de aula, em outras palavras, encoraja a pessoa á fazer merda quando é dito em uma aula, ou apenas um seminário que o que será aprendido pode ser de imediato usado numa situação critica, infelizmente na vida real não existe magica,o corpo e mente precisam de pratica e tempo para absorver e transformar um conceito, uma técnica numa segunda natureza!
Meu Sifu Peterson Menezes sempre diz em aula quando irá demonstrar alguma técnica contra arma branca:
" Seu agressor tem uma faca? Tente correr, fuja! Não tem como fugir? Utilize uma arma maior! Nao tem uma arma maior? Utilize uma arma do mesmo porte! Não tem uma arma do mesmo porte? Use sua camiseta, seu cinto! Não tem nenhum dos dois e tem certeza que não tem como evitar o confronto? Então tente usar esse conceito mas tenha em mente que as chances de você se ferir são enormes! Conseguiu ferir seu agressor? Saia de imediato da cena, não de sopa pro azar!

Segue aqui um vídeo que demonstra fantasia e realidade diante de situações de defesa pessoal contra facas!





Reação diante de situações de agressor armado, só em ultimo caso, se tiver certeza que não tem como evitar o confronto, nada vale mais do que a vida!

Abraços,



Minoru Watanabe

Nenhum comentário:

Postar um comentário