quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

2017 o ano do galo de fogo



Resumo da criação do horoscopo chinês

Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda reuniu todos os animais e pediu para que os encontrassem para uma festa do Ano Novo e que lá teriam uma surpresa.

Apenas doze animais compareceram a festa, e cada um deles ganhou um ano em sua homenagem de acordo com sua ordem de chegada.

Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco.

Ao final da festa os animais fizeram um juramente perante todos os budas, que cada qual em seu ano pregaria e converteria, enquanto os outros onze praticariam o bem em silencio, assim graças ao trabalho constante dos animais o Buda poderia garantir o equilíbrio do universo.


A lenda da rivalidade entre gato e rato


Na noite antecedente a festa do Buda, gato e rato combinaram de que quem acordasse primeiro deveria chamar o outro pare irem juntos á reunião. No entanto o rato acordou atrasado e saiu apressado para reunião esquecendo de acordar o gato.

O gato então chegou atrasado ao encontro e seu lugar foi tomado pelo coelho, por conta desse fato o gato sempre persegue e tenta ferir o rato.



Na tentativa de recuperar a confiança de buda e orgulho pessoal, o gato decidiu se dedicar de corpo e alma aos seres humanos, trazendo clientes paras os negócios para que prosperassem, afastando olho gordo com seu olhar profundo e sério. Esse é um motivo de vermos gatos dourados em vários comércios orientais.



Atributos do galo

O galo cumpre suas tarefas com entusiasmo, ao confrontar um inimigo é bravo e corajoso, se ocupa com muitas tarefas, auto focado, sensível e atencioso com os amigos.

É um animal alerta, é meticuloso e preciso aos detalhes, pode ter dificuldades quando muitas tarefas são designadas, deixando de lado a menos problemática, da mesma forma que pessoas mais reservadas e caladas podem ser negligenciadas pela atenção do galo.


Tipos de galo



Metal – Metal é o elemento fixo do galo, tem opinião forte, pouco flexíveis, fundamentos e determinação focados.

Madeira – Entusiasmados, são facilmente amáveis, pouco autoconfiança, dificuldade em lidar com desafios, superestimam consequências.

Água – Confiantes, Gostam de aventuras, sinceros, protetores, não tem tanta consideração pelas consequências que podem causar aos outros, apenas aos próprios objetivos.

Fogo – Poucos amigos próximos, gostam de elogios, gostam de luxo, determinados e raramente ficam em algum lugar fixo.

Terra – Pouco ambiciosos, conservadores e temperamentais.


Características e significado do galo no horoscopo chinês



O ano do galo tem início no dia 28/01/2017 e acaba em 15/02/2018, a contagem do ano é diferente da que estamos acostumados, que é um ciclo solar, os chineses fazem a conta dos anos por meio de um ciclo lunar.

Devido as características do animal e elemento (fogo) do ano que irá iniciar, podemos esperar um ano repleto de coragem, honestidade e ambição.

Dentro da previsão do animal e elemento que será predominante do novo ano, podemos esperar um ano de decisões importantes e inovadoras, energia destemida para criar novas oportunidades em todos os campos da vida e coragem para encarar as mudanças para algo melhor.

Devemos tomar atenção com a impulsividade que é uma característica do galo, as decisões precisam ser bem pensadas. Se tiver familiares ou amigos de confiança que podem aconselhar a melhor escolha seria interessante os consultar.

A criatividade estará em alta no ano do galo, assim como a imaginação e interação social. Como será um período de mudanças, inovações e coragem, convites que em outras ocasiões não fossem tão atrativos, podem passar á ser interessantes, será um ano de mudanças.


O que esperar do ano do galo de fogo



Um período sem preocupações em excesso, impulsividades, coragem, confiança e sinceridade são palavras chaves que representam o galo de fogo, mesmo que o ano sugira mudanças e impulsos não irá faltar organização.

De acordo com o horoscopo chinês a energia positiva do galo de fogo pode te influenciar, tornando uma pessoa mais alegre e com boas ideias e pensamentos, deixe essa energia dominar e compartilhe com as pessoas que ama, e também com as que ainda não conhece mas vê potencial numa grande amizade, que a energia positiva consiga transformar esse novo ano numa vivência de amor, compaixão e felicidade.

Compreenda pensamentos divergentes, aceite novas perspectivas, é um ano de mudança, abra sua mente para conhecer o novo e atualizar seus ideais.

Por ser um ano em que a sensibilidade estará em alta, deve-se ter atenção na forma que irá conduzir um diálogo mais sério, para não ofender as pessoas ou magoa-las mesmo sem ser a intenção.


O ano do galo de fogo da família Wing Chun Fât Cheong

Mesmo ainda não tendo iniciado o ano do galo de fogo, a energia que está chegando já emana em nosso Mokwoon (Sala de treino, leia-se Mogum*), mudanças para maior aproveitamento dos treinos, desejo de mais momentos de vida kung fu e projetos organizacionais já estão sendo colocados em pratica.

Em nossa escola temos sempre em mente a vontade de ajudar quem chega á se tornar uma pessoa melhor e não apenas um lutador.

Um bom lutador é fácil de ser apreciados por sua sagacidade nos movimentos corporais, sua força, velocidade, coragem, mas as artes marciais devem sempre zelar para que a energia marcial seja usada apenas em último caso.

Como sempre digo para meus alunos, arte marcial deve ser tratada como uma aula de natação, você não aprende a nadar para afogar outras pessoas, você aprende por ser uma pratica que te ofereça prazer, que melhore sua saúde, seu corpo, mente e caso precise, te ajude a não se afogar ou salvar de afogamento alguma pessoa querida.

Que o ano do galo de fogo contagie o coração de todos nós, que ao fim desse novo ciclo que vai começar, possamos olhar pra trás com orgulho de nossos feitos, pouquíssimos arrependimentos, e a alegria de ver nossos sonhos serem compartilhados por mais pessoas que irão nos dar o prazer da sua vivência!



Um ótimo ano para todos!

Gung Hey Fat Choy! (Desejos de prosperidade em cantonês!)
Xin Nien Kuai Le! (Felicidades para o novo ano em cantonês!)









Nenhum comentário:

Postar um comentário