quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Os Niveis do Wing Chun Fât Cheong, Siu Nin Tao

Introdução, as formas do Sistema Wing Chun


O sistema Wing Chun Kung Fu possui seis níveis de treinamento, cada nível é representado por uma “forma”, na qual são apresentados conceitos, ferramentas e expressões que devem ser desenvolvidas!
As formas do Wing Chun são como as letras do alfabeto, ou seja, as letras de forma isolada não tem sentido, mas as juntando de formas aleatória e ordenada podemos formar palavras que vão se encaixar e possibilitar uma resposta apropriada para cada situação!
Dessa forma o aprendizado e aplicação das formas do Wing Chun tornam-se algo que requer cuidado e estudo constante do praticante, as possibilidades de formar “palavras” são infinitas e as variáveis de melhor utilização das mesmas precisam ser estudadas, levando em consideração o bio tipo de cada praticante.
Os Estudos das formas ajudam a criar um norte para o desenvolvimento, porém com o passar do tempo e amadurecimento do praticante a utilização das ferramentas, técnicas e conceitos devem apenas “fluir”, devem partir naturalmente como uma habilidade adquirida, sem precisar pensar pra agir!
É natural que haja diferenças na forma da transmissão das formas de Wing Chun de uma escola para outra, isso acontece por conta do insight do mestre que esta lecionando, as diferenças podem ser tanto como um detalhe no meio da sequencia, como explicação de uma mesma técnica, o que dificilmente irá mudar são os conceitos centrais do sistema.
A maior importância do treino e estudo das formar se dá pelo entendimento e conhecimento de transmissão que o Mestre deve ter com seu aluno, afinal, um estilo que preza pela economia de movimentos não possui firulas que não expressem algo de valor que possam ajudar a desenvolver as habilidades do praticante!
Muita gente questiona a importância de treinar as formas! Respondo com uma sabia frase do Mestre Moy Yat: “ Kung Fu que não tem sistema não é bom Kung Fu, Kung Fu que depende de sistema também não é bom Kung Fu!”
Arte marcial precisa de um ponto de partida, um ponto que influencie a pesquisar, entender, aplicar e se necessário descartar o que não for útil para a natureza do praticante, dessa forma fica claro a frase acima, precisa ter um ponto de estudo, mas você não pode depender dele como uma regra fixa, Kung Fu deve ser como a água que se adapta á um copo, um bule, uma jarra, ao contornar as rochas de um rio ou ao quebrar nas ondas do mar, Kung Fu é uma incrível ferramenta que se adapta ao que você precisa para cada situação, é algo amorfo!
Outros motivos do estudo das formas são porque elas nos remetem á origem do sistema é o que nos fornece os aspectos histórico, belo, nostálgico, tradicional e artístico da luta, uma forma de se meditar dentro do sistema marcial, nos aproximar dos antepassados, obter autoconhecimento e saborear detalhes únicos que o corpo transmite na execução da forma.
É possível se tornar bom lutador sem entender bem as formas, mas é impossível se tornar um bom artista marcial sem um estudo detalhado das formas do sistema que você pratica, nossa escola preza pelo desenvolvimento humano antes da formação de um bom lutador, a intenção da arte marcial é transformar o praticante em alguém melhor a cada dia, deve-se buscar uma escola de arte marcial para fazer amizades, melhorar a confiança, ter um circulo que possibilite o alivio do stress e a rotina da vivencia acabe te oferecendo uma forma inteligente de saber se proteger e antes disso á saber evitar o confronto!
Arte Marcial é algo que zela pela vida e não que deseja a dor, como podemos conferir nesse antigo poema chinês: “Repila antes de ferir. Fira antes de aleijar. Aleije antes de matar. Porque toda a vida é preciosa e nunca pode ser substituída!”

A seguir, dentro da minha experiência como praticante e Mestre, vou falar sobre a primeira forma do sistema Wing Chun, o Siu Nin Tao!

Siu Nin Tao

A primeira forma do Sistema Wing Chun é a mais importante e mais trabalhosa forma de se entender!
Mais importante, pois ela é o primeiro contato com o sistema, é nela aonde vamos entender princípios básicos e que serão levados em diante em todo o sistema, é nesta etapa aonde ainda temos a “xícara vazia”, não sabemos o sabor daquilo que iremos provar, nem como devemos saborear essa fonte de conhecimento e o que iremos fazer depois de te-lo ingerido.
É a forma mais trabalhosa justamente por ter de começar a decifrar do zero a ligação de um conceito com outro, como criar respostas coerentes com as possibilidades oferecidas e como abrir o horizonte de possibilidades de um mesmo movimento, isso requer muita concentração e estudo do praticante!



Significado

Siu Nin Tao pode ser traduzido como “Pequena Ideia Inicial”, é algo embrionário, mas que tem potencial de se tornar grande, assim como algum pensamento que temos e desejamos colocar em pratica.
Outra possibilidade de tradução de Siu Nin Tao, pode ser traduzida por “Começar pelo Ego”, pensando dessa forma temos uma analogia que nos remete ao auto controle e zelar pelos companheiros de treino, alem de apenas treinar, sem se importar com o que vai acontecer, apenas vivenciar e curtir cada momento da pratica da arte marcial.

O que é estudado?

No Siu Nin Tao são estudados os princípios de tempo e distancia, linha central como proteção e forma de ataque, ferramentas de defesa e ataques utilizando a triangulação de movimentos, utilização das alavancas corporais, quadril e base para gerar força, equilíbrio e velocidade, reflexo do tato, precisão nos movimentos utilizando estruturas naturalmente fortes contra pontos frágeis, interceptação, encaixe de estruturas ósseas, principio do Ying e Yang, força do relaxamento!
O Siu Nin Tao nos oferece o entendimento de que o parceiro de treino não é um competidor, mas sim peça fundamental no processo de evolução dentro da arte, melhorando assim o convívio social, nos da auto confiança necessária para desenvolver as tomadas de decisão, nos mostra a distancia segura para interagir, permite entrar num estado de meditação em movimento, isso porque á concentração nos exercícios não possibilita distrações, nos mostra por metáforas dos exercícios como se posicionar melhor e interagir diante uma situação critica, da a consciência de sentir o tempo de avançar e o tempo de ceder em uma situação, permite uma visão macro da situação, inicia o processo de entender o desapego do movimento, saber lidar com a impermanencia da natureza de luta que pode ser utilizada em nosso dia dia em situações cotidianas!

Como treinar?

O Siu Nin Tao deve ser um nível em que o praticante precisa desenvolver a paciência, precisa analisar bem o que é transmitido por seu SiFu, repetir quantas vezes for necessário algum exercício, principalmente a movimentação da base e os conceitos do sistema aliados ao uso das ferramentas de defesa e ataque, precisa evitar de pegar vícios ruins e que possam comprometer sua evolução, é uma etapa de treino em que deve-se tomar atenção ao entendimento correto, deixando de lado força e velocidade, estes que devem ser empregados quando a mecânica da técnica já estiver esclarecida!
Há um ditado marcial no Wing Chun que diz “Cho Hok Mou Young Lek” que significa “Iniciantes não devem usar força!”
Não pode ter pressa em aprender, a etapa de aplicar e fluir nas técnicas vai chegar quando o praticante estiver preparado, afinal, não é puxando a raiz da arvore para cima, que esta irá crescer e dar frutos mais rápidos, tudo tem seu tempo de amadurecimento e isso precisa ser respeitado!
No vídeo, uma breve explicação de como nossa escola estuda o uso das formas do sistema Wing Chun!





Nenhum comentário:

Postar um comentário