A criação do Wing Chun, folclore ou revolução?
Parte 1
A historia do surgimento do Wing Chun foi transmitido por muitos anos com a lenda da Monja Ng’ Mui, uma historia bonita e poética que citaremos um resumo abaixo, entretanto embasado em pesquisas de diversos pesquisadores, outra vertente do seu surgimento começou a ser especulada, esta que tem uma base de raciocínio bastante interessante e com bastante sentido, a resposta para saber qual a verdadeira historia que originou a criação do estilo Wing Chun é algo bem complicado de ser respondido assim como a origem e surgimento do Kung Fu, essa afirmativa é feita, pois não há registros da historia desde seus primórdios, e caberá ao praticante á escolha de qual historia prefere acreditar referente ao surgimento do Wing Chun.
A lenda da monja Ng’Mui
( FOTO: Ilustração Templo SIU LAN )
A época do surgimento do Wing Chun foi na dinastia Ching (final século 18), um período bastante critico e turbulento, a nação dos Hans era dominada pelos Manchus que ditavam as regras e com grandes injustiças, a pratica do Kung Fu era proibida para o publico em geral, porem, para a ira dos Manchus a pratica do Kung Fu estava viva e idealizava a formação um exercito revolucionário, o templo Siu Lan (Shaolin do Sul), tornou-se um ponto secreto para as atividades marciais, o desenvolvimento das artes levavam cerca de 20 anos para preparar para o embate, tempo muito longo levando em consideração que a repressão e sofrimento causado pelos Manchus não poderia continuar por muito tempo, visando a criação de um estilo que fosse de fácil aprendizado os grandes Mestres revolucionários que estavam no templo resolveram se unir e trocar conhecimentos, porem antes da conclusão dessa nova forma marcial os Manchus invadiram e queimaram o templo Siu Lan.
( FOTO: Imagem Ilustrativa da invasão e destruição do Templo Siu Lan. )
Com a destruição do templo Siu Lan escaparam com vida do templo 5 monges veneráveis (Ng Chô), estes que faziam parte da alto hierarquia do templo, dentre esses monges havia uma mulher com grande habilidade marcial, chamada Ng’ Mui, esta monja refugiou-se em uma montanha no templo Bak Hok Koon (Templo da garça branca) aonde observou o embate entre uma Garça e uma Serpente (algumas linhas, raposa e serpente), a observação dos animais a inspirou no desenvolvimento de suas técnicas marciais, criando assim um novo sistema de luta.
( FOTO: Ilustração Garça x Serpente e Garça x Raposa, conforme contado por algumas linhagens. )
A monja aceitou poucas pessoas como seus discípulos, dentre eles uma linda garota (Yim Wing Chun) filha de um comerciante local (Yim Yee), esta que era muito assediada pelos rapazes, e por um rufiao (Wong) muito temido, por ser um bom lutador e por seus modos ruins no tratamento com as pessoas, atraído pela beleza da jovem Yim Wing Chun o rufiao gostaria de casar-se com ela, ameaçando que se não fosse por arbítrio próprio a jovem seria tomada a força do seu pai em determinada data, o Sr. Yim Yee já em idade avançada não poderia enfrentar o rufião e a cada dia que se passava a data se aproximava, aumentando o temor de pai e filha.
A monja Ng”mui acabou por conhecer a jovem Yim Wing Chun e a sua historia, e decidiu a ajudar ensinando seu novo sistema de luta, para que a jovem garota pudesse enfrentar o Rufiao, assim, na data estipulada o rufiao surgiu para levar a garota, que propôs uma luta por sua liberdade, o embate foi vencido por Yim Wing Chun.
( FOTO: Ilustração do treinamento de Yim Wing Chun e o embate com o Rufiao Wong )
Mais tarde Yim Wing Chun casou-se com Leung Bok Tão o qual já possuía conhecimentos de arte marcial, após o casamento Yim Wing Chun observava os exercícios e treinos do marido e dava-lhe sugestões para desenvolver sua técnica, o rapaz resolveu então desenvolver a arte marcial que sua esposa utilizou para derrotar o rufião, e para homenagear a esposa deu o nome da nova arte de Wing Chun Kuen (Punhos de Wing Chun).
Não perca o próximo Post, “A criação do Wing Chun, folclore ou revolução? Parte 2” , conheça a vertente da historia do desenvolvimento do estilo Wing Chun!
Muito bom. Essa é a história mais comum que encontramos. Estou ansioso em ler o Post II.
ResponderExcluirForte abraço
Essa versão não deixa de ser interessante. Adoro a idéia de luta por liberdade. *-* rs
ResponderExcluirAnsiosa pelo segundo post também!
Post com suspense e cenas que continuam no próximo episódio? Hehe, gostei! Apesar de conhecer um pouco sobre a continuação da história, também estou ansioso para ver o desenrolar dessa lenda.
ResponderExcluir@brunovinicius86
Excelente, mas onde eu acho a parte 2 ?
ResponderExcluir