segunda-feira, 27 de junho de 2011

Bastidores das Entrevistas Wing Chun Fât Cheong 2011

Olá leitores do Blog, no dia 04/05/2011 ocorreu mais uma entrevista da Escola Wing Chun Fât Cheong, seria algo normal, se está não tivesse uma novidade, a presença do Sihing Carlos Minoru em sua primeira participação na Tv junto ao seu Sifu (Mestre) Peterson Menezes!

A divulgação na mídia, principalmente televisa é de grande influencia para as pessoas, permite que valorize a arte Marcial, e divulgue pra quem ainda não conhece, outro fato é que mesmo que o Mestre entrevistado seja de outra família, o beneficio servirá para todas as escolas, afirmo isso com base na entrevista concedida também pelo Mestre Peterson Menezes no Programa do Jô Soares no final de 2009, que teve ótima repercussão e trouxe frutos para diversas Escolas de Wing Chun! 

Sifu Peterson Menezes em entrevista no Programa do Jô Soares

              Um fato lamentável da exposição em mídia, é que pessoas que talvez não tenham um conhecimento profundo da arte marcial, ou ainda tenham algum sentimento de inveja, acabam por criticar sem embasamento algum, acabam dizendo asneiras presumindo que participação em determinado programa foi feita porque houve influencia de dinheiro, se fosse por dinheiro quem não gostaria de divulgar seu trabalho na Rede Globo?
Enfim, criticas construtiva ajudam á evoluir ainda mais, sem embasamento ou razão plausível é necessário ignorar, elogios servem para que motive á continuar o trabalho e fazer cada vez melhor!
Já que tocamos no assunto programa do Jô, segue o vídeo da primeira de quatro partes da entrevista realizada no final de 2009, a maior em território nacional! Confiram:

Como na maioria das coisas que são novas e que vamos fazer pela primeira vez, sentimos certo nervosismo, apreensão, e medo de fazer algo errado, e assim foi no dia em que foi realizada a entrevista junto ao meu Mestre!

Sifu Peterson Menezes e Siheng Carlos Minoru na Tv V
Quem convive na Família Wing Chun Fât Cheong, sabe que as demonstrações são raras vezes ensaiadas, sempre o Sifu Peterson fala: “Wing Chun não precisa ensaiar, vamos lá e na hora deixe fluir”, essa frase ao mesmo tempo em que te da otimismo de pensar, “ É isso aí, é só chegar la na hora e fazer o que faço durante todos os dias da semana, varias horas por dia nos treinos”, porém sempre vem aquela voz chata “E se eu errar, e se eu fizer alguma besteira, derrubar alguma coisa, cair minhas calças” rsrs


Sifu Peterson explicando conceitos do Wing Chun, e como perceberam minhas calças nao cairam!  rsrs
Lembrando de nervosismo e o que ele faz, me lembro da passagem de nível da Escola Wing Chun Fât Cheong São Roque, em que um aluno fez uma besteirinha, que até hoje é lembrada! Não vou citar o fato, só vou postar a foto do Bruno Vinicius! ;)
 
Bruno Vinicius em sua cerimonia de Passagem de Nivel do Siu Nim Tau aonde o nervosismo falou alto! rsrs

No dia da entrevista, sai de São Roque e fui até a cidade de Sorocaba me encontrar com Sifu Peterson Menezes para irmos juntos até Votorantim aonde seria gravado o programa, no caminho deliciamos uma Garapa, essas mesmo de estrada, que são as melhores! Eheh
Garapa com limão ou abacaxi, na beira de estrada mais próxima á você!
Na gravação ocorreu tudo bem, certo nervosismo, e talvez uma cara de serio, mas no fundo uma grande emoção de estar ali presente!
Siheng Carlos Minoru fazendo Siu Nim Tau segundo á sua mãe e noiva de forma perfeita rsrsrs

Quem ainda não conferiu, pode acompanhar na integra a entrevista:



Na volta do estúdio, cogitamos ir visitar mais uma vez meu Sigung o Sr. Wong Chun Nin, porém deixamos para outra vez, pois não conseguimos entrar em contato em seu telefone!
E puxando o bordão de um famoso filme americano de comedia, a primeira vez foi inesquecível, a segunda foi ainda melhor! Eheh
Sendo assim no dia 08/06/2011, acompanhei meu Sifu em mais uma gravação, desta vez para o Programa Três Damas e um Coringa na Tv Conveção em Itu, não pude aparecer durante o programa por causa da limitação do espaço físico do estúdio, no entanto aprendi muita coisa neste dia, conversei bastante com o meu Sifu, e percebi coisas que hoje temos em comum que até tempos atrás desconhecia, e a única que vou citar e que achei engraçado foi o Sifu falando, enquanto dirigia as pressas para lecionar (não façam isso em casa RS), “Caramba já é tarde, quase na hora de dar aula, odeio me atrasar para meus compromissos, só odeio mais quando atrasam ou não cumprem algo que me prometem”!


                                                                      Siheng Carlos Minoru e Sifu Peterson Menezes no programa 3 damas e 1 curinga
    
Quando chegamos no Mowkoon, tive uma surpresa muito agradável, meu Sihing André Martini, estava la, o que resultou na nossas modestas opiniões, em um dos Gong Sau (Mãos que falam) mais equilibrados que já fizemos!
Sihing Carlos Minoru com o seu Sihing Andre Martini e ao fundo de Robert á lenda, Glééédson! rsrs
Na mesma semana meu aluno de Sorocaba, Rafael Fugita, também me mostrou uma frase genial: “É preferível dizer NÃO 500 vezes a dizer SIM 1 vez e não cumprir!
Meu aluno de Sorocaba Rafael Fugita, ou seria o Bruce Lee Fugita?
Caso também não tenham acompanhado a entrevista de 08/06/2011, segue também na integra:



Antes de terminar mais este post do Blog, gostaria de citar uma frase que foi dita por meu Sifu Peterson Menezes, mas que foi tomada emprestada de alguém muito especial, meu Sigung Wong Chun Nin, que mencionou esta frase á meu Sifu e que agora reproduzo á vocês leitores!
Quando questionado sobre o Ego, ao ter participado de varias entrevistas na mídia, incluindo o programa do Jô, uma das entrevistadoras perguntou como se sentia em relação á isso, como algo natural simples e direto como o Wing Chun meu Sifu respondeu:
“Não sinto nada, eu sou apenas o copo que carrega a água, e esta água não fui eu quem criou, seria injusto com todos antepassados se eu deixasse o ego me tomar por conta disso, o que estou transmitindo, é fruto do empenho de muita gente, muita mais importante, se o ego falar na frente disso, vai fazer com que o copo fique podre, e conseqüentemente estrague a água!"

Sifu Peterson Menezes em momento de descontração com o Sihing André e ao lado, seria o Tony Jaa??
Com essa frase encerra-se esta matéria do blog! Agradeço mais uma vez aos leitores, á meus alunos de São Roque e Sorocaba e a todos que me dão motivação para seguir firme e forte em meu caminho!


            Até a próxima!

5 comentários:

  1. Excelente post meu amigo!

    So nao entendi essa de Garapa! rs
    Por aqui eh caldo de cana mesmo!rs

    parabens!
    Thiago Pereira

    ResponderExcluir
  2. Nem sei oque dizer, realmente só treinando pra saber oque o wing chun pode mudar em nossas vidas,tanto no dia a dia, trabalho,escola e tal...quanto saúde e espirito...realmente é uma coisa magnifica...
    Parabéns Sihing Minoru.
    Gianluca Flauzino

    ResponderExcluir
  3. Simplismente esta obra, este blog em geral é no minimo exepicional! Pois nele o Sihing Calos relata com detalhes, deixando cada vez mais interressante analisar seu magnifico trabalho, em q eu respeito mt com toda minha sinceridade!

    Parábens Carlos,, continue evoluindo como sempre, e que Deus o Abençoe vc e tua Familia!

    Por: RICARDO GONÇALVES

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos, obrigado pelos comentarios!

    Thiago Pereira, aqui falamos Garapa ou caldo de cana, é que achei Garapá mais chic... rsrs
    Mas obrigado por parabenizar o Blog, você sabe que seu blog me inspirou á fazer o meu! Ou melhor nosso, aqui são só relatos, o Blog é de todos!
    E quando tiver por essas bandas vamos combinar de jogar um Mortal Kombat 9 ! eheh

    Gianluca e Ricardo obrigado tambem pelo comentario!

    Grande abraços á todos!

    Carlos Minoru

    ResponderExcluir