quarta-feira, 25 de maio de 2011

Passagem de Nível MukDjong



Olá caros leitores, primeiramente gostaria de me desculpar pelo longo tempo sem postar no Blog, algumas mudanças acabaram me tomando certo tempo e espero que agora possa retomar novamente á ter regularidade nas postagens do Blog!


Frente do Núcleo Central Wing Chun Fât Cheong em Itu

Sem mais delongas vamos ás novidades!

No dia 01/05/2011, ocorreu no núcleo Central Wing Chun Fât Cheong, a cerimônia de passagem de nível para o Mukdjong, nela eu Participei junto aos meus irmãos Kung Fu, Matheus Moraes, Flavio, Renê, Fabio e Guilherme Guitte, mesmo todos sabendo que seria apenas mais um cerimônia dentro da nossa vivencia no Wing Chun, a ansiedade falava mais alto, menos para o Matheus que mesmo avisado diversas vezes pelo Sifu Peterson Menezes que a cerimônia seria ás 09:30 da manhã, conseguiu chegar atrasado! Rsrs


Matheus o Sr. Atrasado!


Rene, Flavio, Guilherme, Minoru e Fabio, fazendo a forma Bill Ji

O motivo de tanta ansiedade para esta passagem de nível se deu pelo fato da graduação que segue a escola Fât Cheong, aonde cada nível representa uma cor:


Siu Nim Tau-Azul-Água-Fluir

1º nível - Siu (pequeno) Nin (contemplação) Tau (cabeça): Ele tem como objetivo principal fazer com que as pessoas trabalhem com o ego, e aos poucos abrir mão das coisas, e praticando a caridade. Nesse nível aprende-se a ter uma base sólida, absorver energia do céu e da terra, respirar corretamente, ocupar a linha central, como usar o braço de forma independente e como proteger o centro do corpo. Ensina também a não se preocupar com os problemas da vida, apenas a relaxar e a absorver conhecimento.



Cham Kiu-Verde-Natureza-Mudança

  2º nível - Cham (procurando) Kiu (ponte): O chute é introduzido no Wing Chun, mas como algo defensivo. Nessa fase é ensinado como controlar braços e pernas para acertar os pontos vitais no centro do inimigo, para isso, é proposto exercícios para deixar a energia corporal ainda mais dinâmicas, como por exemplo, movimentando-se em volta do oponente. Outro ensinamento desse nível é olhar para o inimigo de outros ângulos, procurando sempre o ponto fraco.


Bil Ji-Vermelho-Fogo-Emergência

3º nível - Bil (apontar) Ji (caminho): O terceiro nível traz alguns questionamentos: Para onde aponta o meu caminho? Qual caminho devo seguir? Como posso recuperar o centro quando está perdido e retomar meus objetivos? Na parte física, os pontos da acupuntura são usados como alvo, e os praticantes aprendem como gerar grande força em um espaço curto.



 
Mukdjong-Preto-Terra-Transformação/Aperfeiçoamento
4º nível - Muk Jong (estrutura de madeira): Nesse nível é introduzido o uso do boneco de madeira - como é conhecido no Brasil - que serve como um corretor de ângulos, e das técnicas aprendidas anteriormente, Durante essa fase acontecem treinos de percepção (com os olhos vendados), e treinamento para aprimorar o uso do chute na batalha. É durante esse nível também que se ensina simbolicamente a polir o diamante do conhecimento, ou seja, a controlar a energia interior; e só depois desse ensinamento, que segredos como o do lendário toque da morte são passados para frente.




Look Din Poon Koon-Preto-Metal-Cristalização/Firmação
     5º nível - Look (seis) Din (pontos) Poon (meio) Koon (bastão): A primeira arma do Wing Chun é introduzida nos ensinamentos, o bastão de seis pontos e meio, uma arma longa (aproximadamente 3 metros) e pesada. O bastão, apesar do nome, pode ser utilizado de sete maneiras diferentes, todas diretas e precisamente no ângulo. Os treinos são em dupla, praticando como projetar energia e prever possíveis ameaças.



Pat Jam Tou-Preto/Roxo-Espaço-Junção do Todo
  6º nível - Pat (oito) Jam (corte) Tou (faca/espada): No último nível do Wing Chun entra em ação a segunda arma da arte marcial, a faca de 8 cortes, ou também conhecida como facas borboletas. Ao contrário do bastão, é uma arma dupla e curta, porém fatal. No nível aprendem-se os conceitos teóricos e práticos de como usá-las, assim também como meditar para obter plena atenção. O significado do nível, que mostra o corte, é o desprendimento com as coisas materiais, ou seja, para evitar sofrimento deve-se viver as coisas do mundo apenas quando elas estão disponíveis.
 



Logo 3D da escola Wing chun Fât Cheong
E então nessa passagem de nível, a tão mistificada faixa preta seria entregue, mistificada no sentido de que sempre á pergunta por leigos é feita “Quando você vai pegar a faixa preta?”, lembrando que em nossa Escola Wing Chun Fât Cheong não é obrigatório o uso de faixas, cada nível tem uma representação, cabe ao praticante querer carregá-la em sua cintura.


Sifu demonstrando conceitos do Bill Ji no Fabio e eu com cara de Fazer amigos no fundo!

A passagem de nível seguiu o padrão da escola, o Sifu Peterson Menezes, sempre muito atencioso, relembrou novamente cada trecho da forma Bill Ji, explicou a parte marcial, filosófica e cultural que iríamos desenvolver no Mukdjong, e iniciou á forma, como já havia praticado outra linhagem pensei que teria facilidade em adaptar a nova forma do Jong, porem foi um engano, a forma da Linhagem Fât Cheong tem bastantes diferenças e com vários detalhes que de inicio te deixam de cabelo em pé! RS.
Ver o Sifu Peterson Menezes executar á forma, é um Show á parte, parece que o Jong é um ser vivo e que o ajuda a deslizar e encaixar cada movimento, com uma suavidade e ao mesmo tempo firmeza e precisão, que torna o desafio de conseguir atingir tal nível, algo prazeroso!

Sifu Peterson Menezes demonstrando a primeira parte do Mukdjong


 
E a galera apanhando do Boneco de Madeira! rsrs




Após horas tentando desenvolver as primeiras partes da forma Mukdjong, Sifu Peterson nos chamou para a entrega de faixa, e veio á tona, o que representa uma faixa preta!


Final da Passagem de Nivel, e a Alegria somada ao Cansaço estampada nos rostos dos Praticantes!

Alguns podem dizer: “Ah a faixa preta, simboliza o Maximo nível do praticante, um patamar elevado perante os outros praticantes!”, essa idéia á meu ver é totalmente equivocada, principalmente depois da conversa que tivemos na passagem de nível, com certeza cada um dos praticantes que conquistaram a faixa preta naquele dia tem um pensamento similar ao meu:” A faixa preta representa o inicio de uma jornada sem fim, a busca eterna pelo aprimoramento marcial, cultural, filosófico, sabendo que sempre existirá alguém melhor que pode te ajudar á se desenvolver, representa o desejo de evolução da escola, de ajudar os companheiros e assim crescer como praticante e ser humano!”
Terminando este Post, gostaria novamente de parabenizar os irmãos que conseguiram alcançar este nível, agradecer ao meu Sihing André Martini, por ter acordado cedo somente para ir ajudar seus companheiros nos primeiros passos da forma do Mukdjong, e obviamente ao Sifu Peterson Menezes, por sempre manter a humildade e se esforçar para ajudar cada um dos seus alunos a entender o Wing Chun, lembrando sempre do motivo da pratica marcial, que é totalmente o oposto de querer ferir seu companheiro, mas sim evoluir e desenvolver sempre o melhor de cada um de nós! Obrigado!

Programa tudo em Foco na TV V em Votorantim no dia 04/05/2011.
No próximo post confiram a trajetória para a gravação da primeira entrevista com a presença de Sihing Carlos Minoru.






Um comentário:

  1. Waahh Mukdjong!! *---* Parabéns pela passagem de nível sihing e sucesso nesta nova etapa! Aliás, muito sucesso em todos os apectos!
    E que continue fazendo este ótimo trabalho, nos passando seus conhecimentos e nos ajudando a entender a essência do Wing Chun. Enfim, como eu já disse em outro comentário, você se tornou além de nosso mestre, um grande amigo.

    ResponderExcluir