quinta-feira, 15 de março de 2012

Chi Kung

O Chi Kung (Trabalho Árduo com a respiração) é a origem das artes marciais na china.

Originalmente foi criado como exercícios para manter o corpo flexível, em forma de danças ou apenas alongamentos (Lembra uma ginástica Laboral).

Com o tempo tomou outra proporção, onde os mestres aprenderam a identificar o fluxo de energia no corpo, assim como controla-la, direcionando para fins de cura e com o tempo, aplicando as artes marciais.

No vídeo abaixo Sifu Peterson Menezes, demonstra o chi kung do enraizamento da base, confiram:



O Chi Kung é uma das práticas físicas criadas na China para a harmonização da energia do corpo atingindo a homeostase. Acredita-se que grande parte das doenças são originadas pelo desequilíbrio, portanto são prescritos exercícios de Chi Kung como prevenção e também para auxiliar no tratamento de certas doenças. O Chi Kung é um exercício que procura aliar a respiração a um determinado estado mental (intenção) explorando, portanto a força da própria mente.

Sifu Peterson Menezes, auxiliando a Aluna Grazi Diffonso, em treinamento de Chi Kung!
O Chi Kung não foi criado por um único indivíduo e resulta de milhares de anos de experiências dos chineses no uso da energia para tratar doenças, promover a saúde e longevidade, melhorar as habilidades de luta, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade. Apesar das diversas técnicas de Chi Kung terem se desenvolvido separadamente em diversos locais da China, em muitos casos se influenciaram mutuamente.
Alguns Alunos de São Roque, praticando Chi Kung

Diversos estudos científicos sobre a eficiência das práticas de Chi Kung e seus princípios estão sendo realizados. Durante os primeiros anos da década de 1970 foram realizadas pesquisas pioneiras sobre o Qigong, que comprovaram seus efeitos no corpo humano e a existência do "Qi" através de métodos científicos ocidentais. Destas se destaca a de Gu Hansen e Lin Houshen, do Instituto de Qigong e Medicina Chinesa de Shanghai, que comprovaram que o Qi pode ser medido por sensores infravermelhos, cujos resultados foram aceites e debatidos com entusiasmo pela maioria da comunidade científica internacional.
Apesar de ainda ser uma prática vista com ceticismo por muitos membros da comunidade médica no ocidente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) a incluiu entre as formas de Medicina Tradicional Chinesa que recomenda incluir nos sistemas de saúde, orientação a qual a legislação brasileira atualmente procura se adequar.
Existem milhares de variações destas práticas, Chi Kung é um termo com um sentido tão amplo quanto o da palavra ginástica no ocidente, podendo ser aplicado a práticas com características muito diversas.
Uns dos critérios para sua classificação os dividem em duas linhas, os estáticos e os dinâmicos. Tem em comum a busca da união do corpo e da mente num equilíbrio harmonioso.
Os diferentes tipos de Chi Kung também podem ser classificados em cinco principais escolas, em função das influências recebidas ou de seus propósitos:
§  Escola Terapêutica (Yi Jia): visa o fortalecimento do corpo e da mente, o tratamento de doenças e a longevidade;
§  Escola Marcial (Wu Jia): objetiva o fortalecimento do corpo e da mente e o desenvolvimento de habilidades marciais;
§   Escola Taoista (Tao Jia): tem como principal objetivo o desenvolvimento espiritual, através do controle da respiração e da visualização;
§  Escola Budista (Fo Jia): objetiva principalmente o desenvolvimento espiritual através da meditação; e
§  Escola Confucionista (Ru Jia): seu objetivo principal é o desenvolvimento mental/intelectual.

Podem ser destacadas entre os sistemas de Chi Kung mais conhecidos na atualidade as seguintes práticas:
§  Baduanjin (八段錦): oito peças de brocado
§  Zhan Zhuang (站樁): permanecer quieto como uma árvore
§  Yijinjing (易筋經): renovação dos músculos e tendões
§  Wuqinxi (五禽戲): o jogo dos cinco animais
§  Lian Gong
§  Chan Si Gong (纏絲功): enrolar o fio de seda

Nesse vídeo, alguns exercícios básicos de Chi Kung, demonstrado pelo Sihing Carlos Minoru.

Na nossa linhagem de Wing Chun, utilzamos o Chi Kung como forma de aquecimento para o treino da pratica marcial, também alguns exercícios de chi kung estáticos como forma de meditação, buscando a plena atenção, e outros com o intuito de fortalecimento de músculos e tendões, para evolução da pratica marcial!
Por ser uma pratica diferenciada dos aquecimentos aeróbicos ocidentais, erroneamente, algumas pessoas sem conhecimento adequado, julgam a pratica do Chi Kung, como “preguiça de fazer exercícios”, mal sabendo que está é uma das praticas mais tradicionais e antigas envolvendo a arte marcial chinesa, antes mesmo de series de exercícios aeróbicos!



A opção pela pratica do Chi Kung ao invés de exercícios aeróbicos são feitas por dois critérios simples, o primeiro e mais importante, é de possibilitar que o praticante possa desenvolver uma forma de aquecimento que traga benefícios á sua saúde, fortalecer seu corpo e mente, sem precisar começar seu treinamento já extenuado, o segundo critério é que o aluno vem com o intuito de aprender arte marcial, e um treinamento de condicionamento físico adequado, o tomaria cerca de 45 minutos de aula, numa sequencia que com o tempo o mesmo poderia fazer em sua casa, e também que a busca do condicionamento físico deve ser buscada fora do treino técnico marcial!


Com isso o que podemos concluir, nossa escola não é contra aos aquecimentos aeróbicos tradicionais que buscam o condicionamento fisico, muito pelo contrario, acreditamos ser necessário pra quem tem esse objetivo, porem não tomamos tempo de aula do aluno, com uma pratica que ele poderia conseguir de forma mais eficiente num treinamento especifico para tal, optamos pelo Chi Kung por ser uma pratica tradicional chinesa, que possibilita um bem estar ao praticante, fortalecimento de corpo e mente, e o possibilite fazer seu treinamento com maior rendimento e menor desgaste físico inicial, lembrando o treinamento marcial não se resume as 2horas de pratica por dia, mas sim numa constante evolução e busca por aprimoramento, seja ele mental ou físico nas 24 horas do dia!

Encerrando o Post, confiram o primeiro vídeo de 2012, da Escola Wing Chun Fât Cheong São Roque!


Forte Abraço á todos!



2 comentários:

  1. oi nei, parabéns, chi kung realmente é importante e nao tem nd a ver em ter preguiça mesmo

    Umabraço choi

    ResponderExcluir
  2. maravilho blog continue postando vc vai longe ^^
    abraços e feliz natal

    gleison carvalho

    ResponderExcluir