quinta-feira, 2 de agosto de 2012



Baai Si – Reverenciar o Mestre




Dentro do Kung Fu uma das principais ocasiões que um aluno pode vivenciar, é a cerimônia Baai Si, ou Cerimônia de Reverenciar o Mestre, onde passa da condição de aluno para discípulo.

Na cultura chinesa, o tão apreciado Chá, pode ter outro significado fora o de saciar a sede ou apreciar o sabor desta bebida, por exemplo, quando um filho faz algo que descontenta seus pais, ele pode oferecer uma xícara de chá como pedido de desculpas, outro costume interessante pode ser apreciado numa cerimônia de casamento, aonde os noivos oferecem chá aos seus pais como forma de agradecimento, no Wing Chun na cerimônia Baai Si, o então aluno oferta chá ao seu Sifu!

Baai  - significa reverenciar

Si  – É o mesmo “Si” de Sifu, Sihing, que pode ser traduzido como especialista em algo.



Na cerimônia do Baai Si ou cerimônia de reverenciar o mestre, o aluno deve se curvar de joelhos ao Mestre em sinal de respeito e agradecimento pelo que lhe é ensinado, ao mesmo tempo em que oferece chá!

Nin Chu* no pulso 念珠 esquerdo do Sihing Carlos, presente dado pelo Sifu Peterson em sua cerimonia Baai Si, junto com o nome chines Wong Kah Lou 王觩佬. *(Contas para contemplação, nota o mesmo ideograma Nin de Siu Nin Tau).



No Baai Si, geralmente o Sifu bebe chá e presenteia seu novo discípulo como sinal de aceitação dessa condição, também é normal haver comemoração com um jantar e entrega de Hung Bao!

Vídeo de Cerimonia Baai Si, não é exatamente como fazemos em nossa escola, mas bem legal!




Mas qual a importância de ser discípulo para aluno?



Vamos pensar da seguinte forma, conhecemos muitas pessoas no decorrer de nossas vidas, algumas pessoas até tem mais de 1000 amigos no facebook rs, muitas delas se tornam nossos “amigos”, mas apenas alguns pouquíssimos são os que compartilhamos nosso verdadeiro “eu” e intimidades e consideramos como parte da família.





No Wing Chun é a mesma coisa, não que um Sifu não ensine corretamente seus alunos, mas a partir do momento que se tornam discípulos, os detalhes que passaram despercebidos, os pingos dos “is” que faltaram e o “pulo do gato”, passam a ser transmitidos de forma mais atenciosa, e porque isso é feito?




Usando a metáfora acima dos “amigos”, você não expõe suas fraquezas e intimidades para qualquer pessoa! Da mesma forma o Wing Chun é transmitido á fundo e detalhadamente aos considerados de confiança, e pra termos esse sentimento por alguém, somente a vivencia vai nos mostrar, e é exatamente por isso que há um momento certo, para que a cerimônia Baai Si, seja realizada!


Na escola Wing Chun Fât Cheong, a cerimônia Baai Si é realizada no Hoi Kuen (Abrir Punho) de Cham Kiu para Bill jii, se o aluno não é participativo, ativo, e não mostra caráter digno de se tornar discípulo, ele continuará no nível Cham Kiu até que consiga evoluir como pessoa e adquira as qualidades que transmitam confiança, não adianta ter um nível marcial alto, se for um praticante egoísta e que não conseguiu entender o valor e importância da família Kung Fu!


Fazer Baai Si, torna o discípulo, como membro vitalício da família Kung Fu, e o mestre ao qual fez a reverencia, se tornará o único Mestre de fato que teve na sua vivencia marcial, dependendo do Mestre, o aluno pode treinar outra arte marcial, mas se tiver feito Baai Si, só vai considerar um como Mestre!

Video de Baai Si Wing Chun Fât Cheong



Lembrando que dentro da cultura chinesa, treinar mais de uma modalidade não é bem visto, pode significar que o que seu Sifu ensina não é o suficiente, que o sistema marcial que pratica é incompleto, porem este é um pensamento chinês, que varia para cada professor, particularmente não vejo problema se algum aluno desejar praticar outra arte marcial, mas é indispensável que deixe claro, que avise!

No final de 2012 um marco para o Wing Chun Fât Cheong São Roque, esta para ser escrito, os primeiros alunos do Sihing Carlos Minoru, irão fazer Baai Si, uma grande responsabilidade para os seletos alunos do Sihing Carlos Minoru, para o próprio Sihing e também para o Sifu Peterson Menezes e Sigung Wong Chun Nin, que veem a familia Fât Cheong tomar proporções cada vez maiores!


Encerro o post por aqui, confiram o ultimo vídeo de nossa escola!


 Forte abraço, á todos os leitores!   

Um comentário: