terça-feira, 7 de maio de 2013

"Saber não é o bastante, precisamos aplicar..." - Bruce Lee


Frase de Bruce Lee, que serviu como titulo e resume um pouco desse Post, não adianta saber formas, e o conteúdo de determinado nível,  isso é um amontoado de técnicas inúteis se você não conseguir aplicar, ou não saber o que fazer com elas! 

Há algum tempo atrás, conversando com um aluno, ele me fez uma afirmação engraçada, que um praticante de outra escola havia feito, segundo o que foi me dito, a pessoa disse: “Poxa, esta treinando á um ano e ainda está no Siu Nin Tau (1º. Nível), se fosse em minha escola você já estaria indo para o Bill Ji (3º. Nível  e com um ano e meio de treino já teria concluído os três primeiros níveis, fosse você abriria os olhos, esses caras estão te enrolando, te tirando grana!”

Segundo muitos relatos Wing Chun seria um estilo de fácil aprendizado, que em torno de Quatro anos poderia ter concluído todo o sistema, mas isso é mais uma lenda urbana, do que um fato! Basta colocarmos a cabeça pra funcionar que entendemos fácil isso!

A própria palavra Kung Fu, nos da a entender a importância do viver a arte!


Primeira coisa a se analisar quanto tempo o praticante tem disponível em seu dia para se preocupar exclusivamente com o treinamento do Wing Chun, algumas pessoas têm o privilegio de conseguir treinar quatro horas por dia, outras têm apenas quatro horas por semana para fazer o mesmo, pergunto qual delas vai conseguir aproveitar melhor seu treinamento? Provavelmente a pessoa que pode treinar mais horas, aonde irá se aperfeiçoar, ver e rever uma técnica e o mais importante colocar elas pra funcionar numa situação em que não seja o combinado do treino em que se está recebendo a informação da técnica á ser treinada, em outras palavras, ela vai precisar por em pratica na luta a técnica recebida!

Segunda questão á ser analisada, passar de nível é importante pra que? É muito mais importante o aluno saber aplicar o que aprendeu, do que adquirir um amontoado de conhecimento e não ter habilidade marcial para utilizar nem ao menos uma técnica, ou seja, não serve pra nada saber fazer o movimento bonitinho, ser um macaco copiador do professor, receber títulos, certificados, graduação na faixa, sendo que na hora do bicho pegar, a técnica esta crua, verde, e não consegue fluir diante á uma situação critica, pois não entendeu a relação entre a técnica aprendida e a própria natureza particular de aplicar o movimento! No Wing Chun um nível complementa o outro, não há motivos sem ser o da própria deficiência do praticante que o impeçam de fazer uma passagem de nível, porem, da mesma forma que aprendi, meu mestre aprendeu e assim por diante com os antepassados e meus alunos, só é passado de nível quando realmente o aluno está apto a adquirir novas técnicas, quando conseguiu entender, aplicar, e aprimorar para seu biótipo o movimento que aprendeu!

Terceira analise, hoje em dia vivemos num mundo totalmente corrido, nós acabamos indo dormir correndo, pensando na correria que teremos no dia seguinte, foi o tempo em que talvez pudesse se dedicar boa parte do dia para treinar Kung Fu, talvez se pudéssemos treinar cinco horas por dia no mínimo, realmente em Quatro anos teríamos terminado o sistema Wing Chun, outra fator importante é o talento que o praticante pode ter, sempre numa escola, existem alunos que tem facilidade de aprender, que conseguem sacar rápido o que fazer, como fazer e ir alem, conseguindo criar sua própria forma de usar a técnica e até improvisa-la no momento critico! Com isso quis dizer, que muita coisa depende do próprio praticante, pode haver dentro de uma classe, alunos que começaram juntos, treinaram as mesmas horas juntos, mas na hora de passar de nível um foi e outro não, isso acontece por causa da natureza do praticante, arte marcial é pura meritocracia, o que o aluno conquista é fruto exclusivo do seu esforço e do talento que teve de entender e aplicar o que lhe foi ensinado!

Essa imagem achei muito criativa, vale muito para o pessoal que ta chegando no mundo marcial, usem como metáfora!
Wing Chun tem apenas Seis níveis, um estilo curto se comparado á outros estilos de Kung Fu, no entanto cada nível depende muito do seu antecessor, não tem como seguir em frente dentro do sistema, se o alicerce não for bem construído, na arte marcial não se pode fazer nada nas coxas, o trabalho precisa ser serio entregar graduação sem analisar de fato a habilidade do praticante, não questionar o que ele entende e absorveu da arte, e não ser critico com o seu desenvolvimento, isso sim seria enganar o aluno, cobrando taxa de passagem de nível, novo uniforme, nova faixa, certificado e o pior, com a suposta ascensão do praticante dentro da arte, galgando níveis sem dor e trabalho duro, estaria dando falso poder á um cara que não duraria meio segundo numa situação fora da sua área de conforto!

O Trabalho de um artista marcial não é simples, quem ensina precisa ter olhos que permitam enxergar a dificuldade do aluno, precisa ter habilidade de se por no biótipo do aluno para lhe fazer aperfeiçoar um movimento, precisa se doar para que o aluno mostre o que esta aprendendo, precisa saber usar palavras e linguajar que facilitem o entendimento, geralmente abre mão de varias outras coisas pelo fato de amar a arte marcial e desejar que seu discípulo compreenda a importância que a arte oferece. Como meu Sifu me disse á muito tempo atrás, ser bom em luta é difícil, mas da pra ficar bom se o quiser e persistir na busca, agora ser bom professor já é necessário alem de vontade e esforço, uma porção de vários talentos!

Infelizmente estamos numa época em que tudo precisa ser para agora, uma época em que o praticante quando chega a sua primeira aula, já questiona quanto tempo leva para se tornar um faixa preta, época em que o aprender rápido vale mais do que o aprender certo! Graduação, respeito, habilidade e todos os itens que uma arte marcial oferece , são conquistados com o tempo, com perseverança, trabalho árduo, suor, foco, vivencia, não da pra construir um prédio com uma fundação ruim, arte marcial é algo que deve ser feito com amor, sem pensar em prazo, sem pensar em tempo, apenas viver, dedicar-se, persistir, se superar, o restante é apenas fruto do trabalho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário