terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Chi Sao

Um dos exercícios mais conhecidos e praticados em todas as famílias de Wing Chun, é o Chi Sao, esse exercício ficou muito popular por aparecer em publico pelo ícone das artes marciais Bruce Lee e até hoje é visto em alguns filmes aonde abordam a pratica do sistema Wing Chun, como no filme “Perigo em Bangok” que tem como ator principal Nicholas Cage, ainda nas épocas atuais, o ator Robert Downey Jr., também praticante de Wing Chun, aparece em vídeos praticando esse exercício!

Bruce lee em demonstração de Chi Sao.


Cenas de Nicolas Cage e Robert Downey Jr. praticando Wing Chun e Chi Sao.


Chi Sao significa “braço colado ou braço aderente”, algumas pessoas erroneamente dizem que Chi Sao signfiica “braço energético ou energia de braço”, este termo  errado e não condiz com o significado real deste exercício.

Chi Sao é um dos vários exercícios do sistema Wing Chun, que auxiliam na evolução da percepção do tato, cobertura de curta distancia e troca de movimentos de forma rápida buscando a brecha na guarda do adversário atingindo pontos vulneráveis que permitam dano ou que abram espaço para que uma área mais frágil seja descoberta e assim atacada posteriormente!

Bruce Lee praticando Chi Sao com seu SiFu Yip Man.

Algumas escolas abordam o Chi Sao de forma que o exercício se torne uma “competição”, utilizam de movimentos decorados como sequencias a fim de usar movimentos de armadilhas de braços, ou seja, um resposta pronta pra cada situação que possa ocorrer no exercício, utilizam de força, velocidade e malandragem com o intuito desesperado de tocar seu “adversário” no Chi Sao, muitas vezes ignoram quando são pegos em suas próprias brechas dentro do exercício, para poder satisfazer o próprio ego, atingindo o adversário, para ter o sentimento de pelo menos “empate”.

Forma de competição do Chi Sao, em nossa escola, não achamos coerente praticar dessa forma!

Em nossa família Wing Chun, praticamos o Chi Sao como um exercício continuo de cobrir e achar espaços vagos, a ideia é mostrar para o companheiro de treino as possibilidades de cobertura que ele pode realizar diante de uma situação critica de curta distancia e como interagir caso apareça alguma barreira em cima do ataque que foi feito, toda vez que uma brecha é encontrada e atacada, o exercício volta ao seu ponto de origem e recomeça, a ideia de fluir não significa deixar os braço soltos e moles sem que haja pressão, também quando falo em pressão não quero dizer que os praticantes usam seu peso para tirar proveito, o equilíbrio de força é essencial para que esse exercício seja bem aproveitado.

Apesar de a ideia ser equilíbrio dentro do exercício, treinamos em caso de relaxamento e pressão em demasia, isso por conta de existir a possibilidade de encontrar algum adversário que use essas artimanhas quando se depara numa situação de braços colados dentro de uma situação de luta!

Praticando Chi Sao com meu amigo e irmão Kung Fu Ricardo!

Chi Sao visualmente é um exercício simples, e realmente é, mas existem etapas de aprendizado para que o praticante não tenha certos vícios quando for pratica-lo e de inicio isso é um incomodo para quem esta começando, isso por conta de aprender a controlar a pressão de braço, manter a linha central protegida, manter o contato de braços, a perfuração e encaixe que cada movimento tem, a coordenação simultânea dos braços e lidar com o cansaço nos ombros, resultantes de força em excesso quando se esta aprendendo, como diz o Kwen Kuit (ditado marcial) “Chor Hok Mo Yung Lek”, Iniciantes não devem usar força.

O exercício em si é constituído por quatro ferramentas encontradas logo na primeira fase do sistema Wing Chun, essas ferramentas são as defesas Bong Sao, Tan Sao, Fok Sao e Huen Sao, das quatro ferramentas três são encontradas logo no começo do Siu Nin Tao a primeira forma do sistema Wing Chun.

Tan Sao, Fok Sao e Bong Sao, três das quatro estruturas alicerces do Chi Sao.
Inicialmente como citado acima usamos quatro ferramentas do sistema como alicerce do exercício Chi Sao, mas ao decorrer da pratica todas as dezoito ferramentas inicias do sistema podem ser utilizadas caso seja necessário, digo caso seja necessário, porque este é um exercício que não tem um script a ser seguido, contando que cada praticante tenha pelo menos uma facilidade e dificuldade de execução técnica a variedade de movimentos e situações é infinita e são colocadas dentro do exercício de forma espontânea diante da possível falha do companheiro em expor uma brecha, ou da criatividade em criar situações que façam com que o companheiro de treino abra espaço e seja atingido.

Em nossa escola toda vez que abrimos uma brecha e o companheiro a percebe e atinge, recomeçamos o exercício do ponto inicial, isso é uma forma de dizer: “Ok, falhei, você soube aproveitar meu erro, vamos tentar de novo!”.


Video antigo meu SiHing Andre e meu SiFu Peterson praticando Chi Sao.

Chi Sao, é apenas um exercício de estudo, que pode ser aproveitado numa situação de luta, e numa situação de luta o Chi Sao exercício não tem nada a ver com o Chi Sao aplicado.

Chi Sao aplicado assim como qualquer coisa no sistema Wing Chun é um conceito, tentar rodar braços como no exercício é uma burrice gigante e cem por cento de falha numa luta!

Para tentar ilustrar o uso do Chi Sao de forma simples em uma luta vamos imaginar a seguinte situação:
O Adversário o atacou com um soco direto, e ao mesmo tempo você avançou cobrindo e pressionando o espaço com seu braço buscando o contato do braço que era um soco e o atacando com o seu outro braço, de imediato o adversário lançou seu braço à frente protegendo o alvo que você almejava atingir, nessa situação temos um braço preso por você, e outro braço encontrando uma barreira feita pelo adversário, nessa situação o Chi Sao pode ser aproveitado, temos dois braços colados, e brechas que podem ser exploradas, o exercício o instrui a usar o reflexo do tato para atingir o alvo mais fácil e que cause dano suficiente para ferir, que comprometa a proteção feita inicialmente pelo adversário, ou pelo menos que ao atingir possibilite que o próximo movimento acerte com mais força um alvo frágil e de continuidade ao seu ataque!

Aqui alguns bloqueios simples do sistema, em alguns momentos o uso do Chi Sao, para abrir espaços!

Obvio que aplicar o conceito do Chi Sao, não é tão simples como descrito acima, até porque existem varias formas de atacar e não existe padrão e nem tempo de pensar quando a situação é valendo a pele, é essencial que o praticante de Wing Chun, treine a serio e busque um parceiro que se dedique á dificultar suas ações sendo imprevisível e sem padrão de entrada.

Deve ficar claro que praticar os conceitos do Wing Chun e conseguir aplica-los em luta, exigem repetições e paciência do praticante, todo exercício deve ser treinado com vontade e levando a meditar em seu beneficio e forma de aplica-lo caso seja necessário, em outras palavras, cada exercício e conceito deve ser estudado a ponto do praticante saber como isso pode ser colocado dentro da sua particularidade como lutador de Wing Chun!

Marcela e Graziella praticando Chi Sao, observamos as estruturas de Tan Sao, Bong Sao e Fok Sao!

Em resumo do resumo do que é Chi Sao:


É um conceito do Wing Chun que aproveita de situações em que os braços ficaram enroscados, colados, e em milésimos de segundos deve-se dar uma resposta inteligente que possibilite atingir seu adversário ou pelo menos livrar a barreira feita em seu caminho e dar continuidade ao modo operante do sistema Wing Chun, para isso existem exercícios dentro do sistema que auxiliam a perceber as brechas do adversário, ter reflexo do tato, saber exercer a pressão corporal em cima da barreira feita pelo adversário, e não perder a proteção da linha central, o exercício é apenas ferramenta de estudo e não deve ser entendido como competição, luta, ou ferramenta que permita julgar o entendimento pessoal do sistema que cada praticante tem.

9 comentários:

  1. gostei da matéria muito esclarecedora ...

    ResponderExcluir
  2. Excelente publicaçao, muito interessante, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, como sempre! Acho ridículo esses videos onde fazem Chi Sao, como se fosse competição.

    ResponderExcluir
  4. parabéns pela explanação. Para quem sabe um lembrete, para quem não sabe um aprendizado sem preço! Sou praticante de Wing Chung e mestre de Hapkido

    ResponderExcluir