sábado, 29 de março de 2014

Programa do Jô 2014.


Eu quando iniciei meu treinamento em Wing Chun, tinha o propósito básico de aprender uma arte marcial que pudesse oferecer ferramentas que permitissem me defender de uma agressão, com o tempo vamos percebendo que a parte de defesa pessoal é importante, mas a parte de evitar uma situação de agressão é ainda mais importante, o tempo foi passando e fui aprendendo a parte cultural filosófica daquilo que estudava e quando vi muitos dos meus pensamentos sofriam influencia da pratica autentica de uma arte marcial, a forma de tomar decisões, expressar melhor minhas ideias e acima de tudo saber entender o que o outro lado oferece com seus argumentos e daí em diante escolher uma ação que fosse adequada para cada situação e que fosse viável para o próximo passo. Foi quando percebi que eu queria transmitir essa forma de se expressar e que a arte marcial pudesse oferecer os benefícios que eu via presente no meu cotidiano para outras pessoas! Comecei a lecionar e conheci muitas pessoas, de diferentes idades, crenças, orientações e entendi que a transmissão de qualquer coisa deve ser natural e que é uma grande responsabilidade os atos e formas de agir que um formador de opiniões deve ter!

Parte da Família Wing Chun São Roque!


A arte marcial me trouxe coisas muito importantes, pude fazer minha primeira viagem de avião, pude conhecer pessoas incríveis e outras nem tanto que sempre procurei tirar algum aprendizado do convívio, pude aparecer na televisão, pude entender que família não é somente aquela que você reconhece por estar em sua arvore genealógica, poderia citar muitas coisas positivas que cativei nessa primeira década de caminho marcial, mas o laço de família Kung Fu e a formação de caráter são as que mais me emocionam e me deixam satisfeito e realizado pela dedicação que tive ao decidir viver como um artista marcial!

Em Jong Sau, guarda tradicional do Wing Chun, após o Voo!


No dia 24/03/2014 ao voltar de uma caminhada que estava fazendo com um amigo que conheço á praticamente 2 décadas, cheguei em casa e como de costume fui tomar banho e em seguida fui jantar em frente ao computador, aonde converso com meus amigos e alunos, e havia uma mensagem do meu SiFu dizendo: “Oi meu, pode vir em casa amanha as Nove da manha? O impossível aconteceu!".

Mais que um amigo, um irmão, meu brother Paulo Pompone!


Fiquei meio que sem entender e já em seguida puxei assunto com meu SiFu, que estava bastante entusiasmado por ter sido novamente convidado á dar uma entrevista no Programa do Jô, dispensa comentários o valor de divulgação que a participação que um programa desse agrega para todas linhas de Wing Chun que existem no País, vide a primeira entrevista realizada em 2008, certamente muitas escolas puderam conhecer e recrutar membros importantes para sua família Kung Fu, a arte que estava ascensão tomou referencia de vez ao ser divulgada em Rede Internacional. Pra quem ainda não conferiu, confira:


Clique no titulo acima para assistir o video!


Lembro que nessa época eu tinha pouco tempo de convívio com meu SiFu, tinha acabado de sair de uma outra família de Wing Chun para estudar na linhagem Fât Cheong, na época estava cursando a faculdade de Administração e trabalhando na área no período da tarde e nem ir assistir a gravação foi possível por conta dessas atividades, lembro do encanto de ver meus Si Hings pela TV no programa acompanhando e ajudando meu SiFu na entrevista. Quando SiFu me convidou para acompanha-lo eu não sabia o que responder, não por não querer, mas foi um choque, uma sensação de viver algo que queria e que não pude no passado voltando ao presente, pensei um pouco pois não queria deixar meus alunos sem aula no dia da gravação, enquanto SiFu dizia: “E ai, vai ou não, responda!” Eu fui tratando de ajeitar as coisas e decidi que acompanha-lo seria uma experiência única!

Meu SiHing Andre Martini e meu SiFu Peterson Menezes, Jo Soares 2008!


Na manhã seguinte estava la conforme combinado e partimos em direção á São Paulo em uma Van oferecida pela Rede Globo de Televisão, chegando lá conhecemos o estúdio aonde o programa foi gravado, tivemos contato com o Sexteto do Jô, que é a banda que faz as vinhetas do programa, assim como conheci o Alex responsável pelos drinks servidos aos convidados e o diretor do Programa!

Miltinho do Sexteto com SiFu Peterson Menezes!

Eu e Bira do Sexteto!

Inicialmente a nossa entrevista seria apenas sobre o estilo da Indonésia Penckack Silat e a terapia dos sinos tibetanos que são produzidos por meu SiFu, mostramos as armas que poderiam ser apresentadas na filmagem e demonstrações marciais que seriam feitas, e para agradável surpresa as produtoras e diretor perguntaram: “E Wing Chun, pode demonstrar algo?”  SiFu respondeu que poderíamos demonstrar sim, ensaiamos a parte do Silat por alguns minutos e deixamos o WIng Chun como algo natural, não ouve nenhum tipo de ensaio, na apresentação para a equipe de produção nem sequer mostramos nada do Wing Chun, depois de tudo combinado com o diretor, a produção nos levou ate o camarim para descansarmos e em seguida para um almoço no restaurante da Globo.

Porta do Camarim!


Após o almoço tivemos um tempo para descansar e em seguidas partimos para a gravação, como combinado com o diretor eu e meu Si Daí (irmão mais novo na família Kung Fu) Thiago iriamos entrar no palco apenas na hora das aplicações marciais, no entanto, na hora da gravação tudo mudou, o que havíamos combinado com o diretor foi alterado pelo protagonista do programa, Jô Soares já chegou falando sobre o Wing Chun, fez piadas comigo e em seguida fui ate á frente para demonstrar uma das formas do sistema Wing Chun Fât Cheong, quando me levantei pensei: “Tranquilo, já estou acostumado com o Ano Novo Chines, fazer formas e aplicações para milhares de pessoas, aqui vai ser mamão com açúcar!”, mas quando cheguei a frente aquela quantidade gigante de câmeras veio a minha frente, somados ao publico ao redor e meu SiFu tendo confiado a minha pessoa a demonstração da forma, bateu um frio na barriga como se fosse a primeira vez ao lutar, essa sensação durou até o primeiro Kwai Jong (cotovelo que afunda, técnica do Bill Ji), após isso todo receio passou e vi que tudo deveria ser como o Wing Chun propõe, simples, direto, eficiente!

Bill Ji, ao fundo SiFu Peterson e Jo Soares!

Pude sentar por alguns pequenos minutos no Sofá do Jô Soares ao lado do meu SiFu, e isso é uma grande honra, algo que jamais vou esquecer, não tanto por causa da televisão, mas mais pelo reflexo do vinculo Mestre e Discipulo que cultivei com meu SiFu, pude relembrar dos meus SiHings ao lado do SiFu em 2008, e fiquei realizado em estar ali!
Depois disso fizemos as demonstrações como combinado anteriormente, nos organizamos e voltamos para nossas respectivas cidades! Segue o link para o vídeo!


Clique no titulo acima para conferir a entrevista!

Chegando em São Roque ainda tive tempo de comer algo, e acompanhar a aula dos meus instrutores, ajudei em alguns exercícios e no final contei como havia sido o meu dia, ainda tivemos tempo de fazer exercícios de técnicas livres e suar bastante a camisa!

Quando acordei na quarta feira, meu SiFu já havia mandado mensagem avisando que a entrevista iria ao ar já neste dia, tratei de avisar meus amigos, alunos e familiares e ai vem outro ganho que considero importantíssimo: “o Carinho apresentado por todos!”, todos se mostraram muito entusiasmados por me verem na televisão, meus celular parecia noite de Natal, de tantas mensagens que recebia, sempre com comentários engraçados e motivadores, frutos de um grande vinculo de amizade!

Gostaria de agradecer novamente á todos pelo carinho em ficar acordado até tarde para acompanhar o programa, pela preocupação em divulgar a matéria para que outras pessoas pudessem conhecer nosso trabalho, e pelos elogios recebidos que modéstia a parte são provenientes de um trabalho serio de total entrega!

Agradeço também meu SiFu Peterson Menezes, pela confiança em ter me chamado para acompanha-lo, pelos elogios e motivação que me da e por sempre estar presente e ter me orientado não somente como artista marcial mas como ser humano!




3 comentários:

  1. Nossa, dá pra sentir a emoção em cada palavra sua e é muito, mas muito mesmo, gratificante fazer parte dessa família, poder absorver conhecimento e passar adiante, fora os momentos de descontração e diversão que passamos todos juntos sempre!
    Todos ficamos muito animados com a notícia! Só acho que melhor que isso era toda família fât cheong estar naquela platéia aplaudindo de pé :D mas td bem, aplaudimos todos das nossas telas vibrando de orgulho! Parabéns sifu!!! Vc merece todo reconhecimento pelo trabalho feito com tanta dedicação <3

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado Grazi!
    O Mundo da arte marcial quando vivenciado de forma ampla, pensando no desenvolvimento humano e um bem maior do que o simples fato de aprender a se defender, nos mostra e oferece oportunidades incriveis que fazem o esforço valer a pena!
    Sou muito feliz por tudo que a arte marcial pode me oferecer, dentre elas o prazer de ter alunos com voce ao meu lado!

    ResponderExcluir
  3. espero que um dia em itapevi abra uma academia de wing chun

    ResponderExcluir